São Paulo, segunda, 2 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA
Diva do soul norte-americano lança "A Rose Is Still a Rose" e faz sucesso no Grammy com ária de "Turandot"
Aretha Franklin volta em ópera e rap

CLÁUDIA PIRES
de Nova York

A diva do soul Aretha Franklin volta a ter destaque no cenário pop, relançando-se no cenário pop num espectro que vai do hip hop ao jazz e à ópera.
A cantora foi responsável por um dos melhores momentos da cerimônia de entrega do Grammy, na semana passada, interpretando a ária "Nessun Dorma", da ópera "Turandot".
Além disso, Aretha acaba de lançar seu novo single, "A Rose Is Still a Rose". O CD traz as principais músicas que farão parte do álbum do mesmo nome, 55º trabalho da carreira da cantora norte-americana, que tem lançamento programado para 10 de março.
O novo álbum inclui produtores como Puffy Combs e Jermaine Dupri (o mesmo de Mariah Carey e Usher). "Sou uma vocalista versátil. Gosto de experimentar ritmos e sons diferenciados", afirma a cantora. No disco, Aretha mistura rap, hip hop e jazz.
Leia a seguir os principais trechos da entrevista concedida por Aretha Franklin, na sexta-feira passada, em Nova York:
Pergunta - Entre os produtores com os quais você trabalhou no novo álbum, qual foi o que a deixou mais à vontade?
Aretha Franklin -
Gostei de trabalhar com todos os produtores. Existe um respeito mútuo que faz o trabalho andar.
Pergunta - Você cantou "Nessun Dorma", da ópera "Turandot", na última festa de entrega do Grammy. Existe algum projeto de gravação nesse sentido?
Aretha -
Não no momento. Mas Luciano Pavarotti me convidou para ir à Itália. Ele prometeu enviar seu avião particular e ficar o tempo todo segurando minha mão. Acho que é algo a considerar.
Pergunta - Você ficou muito tempo sem gravar. Porque decidiu que esse seria o momento certo para gravar um álbum?
Aretha -
Meu último álbum foi "What You See Is What You Sweat", de 1991. Durante esse período perdi meu irmão e minha irmã. Foi muito difícil trabalhar. Pergunta - Você é descrita como a "rainha do soul". Qual é sua definição de soul?
Aretha -
Oh, meu Deus... É um sentimento que é passado de uma pessoa para outra. Não precisa ser necessariamente por meio de uma música.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.