São Paulo, segunda, 2 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ARETHA FRANKLIN
"Deus é tudo para mim, é o que me move'

de Nova York

Álbum novo pronto, Aretha Franklin dedica-se a apoiar o escritor David Ritz, que prepara uma biografia da cantora norte-americana.
Na sequência da entrevista, Aretha fala sobre letras supostamente machistas do rap -gênero ao qual ela se dedica no novo disco- e sobre música gospel e sua relação com Deus.

Pergunta - Existe muita força feminina em suas letras. Sua música toca mais o público feminino?
Aretha Franklin-
Existe muito da alma feminina nas minhas músicas. Isso não quer dizer que os homens não gostem do que eu canto. Mas é claro que envolve mais as mulheres.
Pergunta - Você tem se interessado muito por rap nos últimos tempos. Como vê o tratamento dado à mulher nesse tipo de música?
Aretha -
Existe muita coisa ruim, mas também tem muita coisa positiva. Eu jamais gravaria uma canção negativa.
Pergunta - Como você vê o atual crescimento da música gospel?
Aretha -
É maravilhoso. Adoro ver como a música está se desenvolvendo e crescendo dentro e fora da América. Deus é tudo para mim, é o que move minha vida.
Pergunta - Quando começou a gravar esse novo álbum havia um programa para a sequência de músicas ou estilos?
Aretha -
Tínhamos um projeto em mente, mas as canções foram surgindo aos poucos. São ótimas, e sempre acreditamos que elas dariam um bom álbum.
Pergunta - Também existe uma biografia em andamento, não é?
Aretha -
Sim, estou trabalhando nisso com o escritor David Ritz. Estou gostando muito de relembrar coisas do passado, mesmo as lembranças mais trágicas. Devemos lançar no final de março.
Pergunta - Como avalia hoje suas ambições no começo dos anos 60?
Aretha -
Eu não tinha ambições naquela época, só queria cantar. Eu recebia muito pouco, mas a emoção de ouvir as músicas gravadas compensava tudo. Eu pensava: "Quem precisa de dinheiro? É minha música tocando!!".
Pergunta - Você quer levar à TV a história do reverendo Jesse Jackson. Há algum canal interessado?
Aretha -
Sim, mas ainda não há nada decidido. Me interessei pela história depois que li o livro sobre a vida dele. Eu o respeito muito.
Pergunta - Que vocalistas você gosta de ouvir hoje?
Aretha -
Gosto de Erykah Badu, Mariah Carey, Janet Jackson.
Pergunta - Como avalia sua carreira?
Aretha -
Acho que cantar é um presente de Deus, e procuro usar da melhor forma possível. Gosto de ser uma vocalista versátil, acho que é o que um cantor deve ser.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.