São Paulo, quarta, 2 de abril de 1997.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NETVOX
Webmasters do além

MARIA ERCILIA
do Universo Online

"Mais uma empresa de Internet que enfrenta baixas maciças e reza para que a ajuda divina caia do céu" -essa é uma amostra do humor negro que circula na rede, por conta do suicídio dos 39 membros da seita Heaven's Gate.
Aliás, a trilha de HTML que a Heaven's Gate deixou pela Web afora é impressionante. Só o site oficial (http://www.heavensgate.com) tem mais de 5 megabytes, transcrições de vídeo, um livro inteiro, explicações sobre o suicídio, o diabo.
Outra piada na rede: "Como estratégia para aumentar o tráfego de um site, o suicídio em massa é imbatível".
A mídia americana se empolgou até um pouco demais com o culto e suas ressonâncias na Web. A MSNBC (http://www.msnbc.org) atravessou a noite com cobertura on line -só que não havia muito o que cobrir, já que as vítimas já tinham sido encontradas e estavam todas mortas. Mesmo assim, a corajosa manchete era: "O primeiro mistério da Internet". Que mistério?
A CNN (http://www.cnn.com) foi de overdose também. A ``Time'' (http://www.time.com) vem com um editorial sobre os perigos de crianças desacompanhadas na Internet e uma reportagem multimídia completa. O título: "Dentro da Web da morte". Já não vimos esse filme?
O momento não podia ser mais oportuno, com as audições para o julgamento do processo contra a lei de decência na Internet que começaram justamente na semana passada na Suprema Corte dos EUA. Estão aí todos os elementos para uma rodada de caça às bruxas na Internet.
No entanto, o mais estranho de tudo nessa seita não é o fato de serem todos "webmasters". É o verniz bonzinho de que ela vem revestida. A casa linda, impecável, ensolarada, sem nada de misterioso. Os tênis Nike imaculados e um vídeo em que todos, o cabelo curto e o sexo indefinível, se apressam em afirmar como estão bem felizes e resolvidos. Mais o veneno, misturado com pudim e calda de maçã.
Esse casamento de bondade new age, no melhor estilo da Califórnia, com violências como a castração e o suicídio, é mais arrepiante que seria uma seita sinistra com um chefão mau e todo-poderoso.
Os sites que a Higher Source produzia também podiam ter sido feitos por qualquer um. Tem de tudo: Keep the Faith, um site cristão (http://www.keepthefaith.com), San Diego Polo, um clube esnobe (http://www.sandiegopolo.com), carros
ingleses (http://www2.4dcomm.com/bmr/). Tão normal que chega a ser esquisito.
O volume de informação, intriga e fofoca é tanto que dá para dar uma de detetive e seguir os rastros do Heaven's Gate. O DejaNews (http://www.dejanews.com), que vasculha grupos de discussão, retorna 4.059 entradas para as palavras Heaven's Gate (leia abaixo endereços sobre cultos e o Heaven's Gate. Só não leve a sério o http://www.highersource.org: é uma paródia -engraçadíssima.)
Higher Source
http://www.highersource.com
Cultos assassinos
http://www.mayhem.net/Crime/cults1.html
Truthseekers Review
http://alpha.mic.dundee.ac.uk/ft/crop-circles/temp/tr8paradigm.html

E-mail: netvox@uol.com.br


TRÊS DIMENSÕES

Gisela Ráo, Paulo Puterman e Caio Barra Costa acabam de colocar no ar a pontoCOM (http://www.produtora.com), produtora de sites (bacana é contemplar o site através de um par de óculos 3-D). Na lista dos primeiros clientes da pontoCOM estão a seguradora Vera Cruz e um site erótico.
Dick
O que você faria se... Várias artistas compartilham suas idéias muito loucas no site "Dick for a Day", mais uma produção hilária do projeto Blue Dot (http://www.thebluedot.com).


MULTIMÍDIA

A Intel vai lançar uma placa especial para multimídia em rede durante a Internet World (que começa no dia 8, no centro de convenções do Anhembi, zona norte de São Paulo). A placa atende às especificações de um consórcio entre Microsoft, Intel e Cisco.
O consórcio, chamado NMC (Networked Multimedia Connection), reúne uma série de tecnologias, como transmissão simultânea via Internet e videoconferência. Veja mais informações sobre o consórcio no http://developer.intel.com/ial/ind-init/netmm/index.htm

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright 1997 Empresa Folha da Manhã