São Paulo, domingo, 02 de abril de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COLEÇÃO FOLHA

Uma das obras se baseia no hino alemão

Próximo CD apresenta série de quartetos de cordas de Haydn

IRINEU FRANCO PERPETUO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Em ano de Copa do Mundo, a Coleção Folha de Música Clássica traz, na semana que vem, uma obra baseada em uma das melodias que mais serão ouvidas durante a competição. O atual hino nacional da Alemanha aparece com destaque no "Quarteto Imperador", de Joseph Haydn.
Contemporâneo de Mozart, Joseph Haydn (1732-1809) é considerado o "pai" do quarteto de cordas, formação ideal para aposentos menores. Ele não foi propriamente o inventor do gênero, mas veio a estabelecer para ele novos paradigmas de excelência.
Entre os quartetos de Haydn, o quarteto opus 76 nš 3 ficou conhecido como "Imperador" porque seu terceiro movimento consiste em uma série de variações sobre "Gott erhalte Franz der Kaiser" (Deus guarde o Imperador Franz), de sua autoria. A melodia tinha pretensões de ser um equivalente germânico do hino britânico "God Save the King".
O disco é complementado com dois outros quartetos do compositor. O de opus 1, nš 1, é a primeira incursão de Haydn no gênero. Já "A Cotovia" recebe o apelido devido à entrada do primeiro violino , tocando uma melodia que sugere o canto do pássaro.


Texto Anterior: Nas lojas
Próximo Texto: Crítica: "Filhos do Carnaval" combina rigor e novidade
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.