São Paulo, sábado, 02 de abril de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

16º É TUDO VERDADE

CRÍTICA

Documentários reveem história iraniana

Festival exibe três produções sobre o passado político do país, duas delas produzidas pela rede britânica BBC


OS FILMES TÊM A MARCA DA BBC. É COMO SE A HISTÓRIA FOSSE OBSERVADA À DISTÂNCIA, COM FOCO DIRIGIDO


RICARDO CALIL
CRÍTICO DA FOLHA

Em sintonia com o destaque que o Irã ganhou no cenário internacional nos últimos anos, o É Tudo Verdade exibe três filmes sobre o país.
Vistos em conjunto, "Uma Odisseia Iraniana", "A Queda de um Xá" e "A Onda Verde" formam um precioso panorama sobre a história recente do Irã. Os dois primeiros são produções da BBC inglesa.
"Uma Odisseia Iraniana" joga luz sobre o primeiro-ministro Mohammad Mossadegh, pouco lembrado hoje. Em 1951, ele nacionalizou a produção de petróleo e quebrou o monopólio da British Petroleum -algo interpretado pelo Ocidente como aproximação do comunismo. Dois anos depois, Mossadegh foi derrubado do poder por um golpe de Estado executado pela CIA.
"A Queda de um Xá" pode ser visto como uma continuação de "Uma Odisseia Iraniana". Com o golpe de estado de 1953, o xá Reza Pahlevi iniciou uma tentativa de modernização do Irã.
Mas ele se tornou progressivamente um político ditatorial e impopular -o que levou a oposição a se organizar em torno do aiatolá Khomeini e à Revolução de 1979.
Os dois filmes têm a marca das produções da BBC: entrevistas consistentes, arquivo riquíssimo e uma narração em "off" que contextualiza os fatos, mas limita a visão do espectador. É como se a história fosse observada por um telescópio: à distância, com foco dirigido.
"A Onda Verde" retoma a história do país nas eleições presidenciais de 2009, em que o presidente Mahmoud Ahmadinejad reprimiu a oposição.
Para reconstituir o clima daquele momento, o filme recorre a relatos em primeira pessoa colhidos em blogs, no Twitter e no Facebook, usa registros em celulares e reencena episódios. O resultado é um caleidoscópio de interpretações sobre a curtíssima primavera de Teerã.
Enquanto "Uma Odisseia Iraniana" e "A Queda de um Xá" falam do passado com técnicas ligadas ao passado do documentário, "A Onda Verde" consegue encontrar uma forma contemporânea para dar conta de questões muito urgentes.

UMA ODISSEIA IRANIANA

DIREÇÃO Maziar Bahari
QUANDO quarta, às 17h, no Cine Livraria Cultura, em São Paulo; segunda, às 19h, no Unibanco Arteplex, e dia 8/4, às 14h, no Espaço Museu da República, no Rio
CLASSIFICAÇÃO 14 anos
AVALIAÇÃO regular

A QUEDA DE UM XÁ

DIREÇÃO Maziar Bahari
QUANDO quarta, às 19h, no Cine Livraria Cultura, em São Paulo; hoje, às 13h, no Unibanco Arteplex, e amanhã, às 16h, no Espaço Museu da República, no Rio
CLASSIFICAÇÃO 14 anos
AVALIAÇÃO regular

A ONDA VERDE

DIREÇÃO Ali Samadi Ahadi
QUANDO hoje, às 15h, no Reserva, e dia 7/4 às 15h, no CCBB, em São Paulo; terça, às 18h, e dia 9/4, no CCBB, no Rio
CLASSIFICAÇÃO 14 anos
AVALIAÇÃO bom


Texto Anterior: Literatura: Flip anuncia presenças dos autores Edney Silvestre e Carol Ann Duffy
Próximo Texto: Crítica: Vivência de diretor dá emoção a resgate de experiência educativa
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.