São Paulo, Sexta-feira, 02 de Abril de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ERUDITO
Orquestra se apresenta hoje e amanhã
Osesp traz "Paixão Segundo São Mateus"

JOÃO BATISTA NATALI
da Reportagem Local

A Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado) fará hoje e amanhã duas récitas da "Paixão Segundo São Mateus", de Johann Sebastian Bach (1685-1750), que, ao lado oratório "O Messias" (1741), de Haendel, é certamente a mais conhecida das peças sacras produzidas no barroco pelo cristianismo.
Ela estará sendo regida pelo austríaco Martin Sieghart. Trará como solistas vocais a soprano porto-riquenha Melba Ramos, a meio-soprano alemã Barbara Holzl, os tenores alemão Jurgen Sachs e sueco Mathias Zachariassen, o barítono austríaco Adrian Erod e o baixo, também austríaco, Peter Wimberger, todos acompanhados pelo Coral Sinfônico do Estado. As apresentações serão no Teatro São Pedro. A de hoje se iniciará excepcionalmente às 20h (e não às 21h, como ocorre com os concertos da Osesp), e a de amanhã será às 16h30.
A "São Mateus" é uma das quatro obras corais monumentais que Bach escreveu em seu período de maturidade, quando se instalou em Leipzig (1723-1750). São também desses longos 27 anos uma outra paixão, a "Segundo São João", o "Magnificat" e a "Grande Missa" em si menor.
A cantata foi composta para a Sexta-Feira Santa de 1729. Alternando árias e recitativos, sua partitura, se interpretada na íntegra, possui comumente 78 partes. Ela narra os momentos finais e o calvário de Jesus.
Há trechos vulgarizados por hinários protestantes simplificados durante o romantismo e por eles empobrecidos harmonicamente. Há ainda árias de uma profundidade e de uma beleza mística que a música sacra poucas vezes superou, como "Buss und Reu" (contralto). O arranjo cênico da "São Mateus" é complexo. A orquestra se divide em duas -25 músicos em cada grupo, mais o baixo contínuo assegurado por um órgão- com igual bipartição do coral.

Concerto: Paixão Segundo São Mateus, de Johann Sebastian Bach Intérpretes: Orquestra Sinfônica do Estado, dir. Martin Sieghart Quando: hoje às 20h e amanhã às 16h30 Onde: Teatro São Pedro (r. Barra Funda, 171, tel. 3666-1030) Ingressos: R$ 10 e R$ 5


Texto Anterior: Ciclo: Cinemateca mostra oito "sacramentos"
Próximo Texto: Cinema - "Labirinto de Paixões": Almodóvar usa preconceito contra o preconceito
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.