São Paulo, terça-feira, 02 de maio de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO
Projeto implanta videotecas com o acervo da Cultura e TVE

da Reportagem Local

Pela manhã, um episódio do "Castelo Rá-Tim-Bum", para a garotada, após o almoço, um curso de idiomas, para os mais velhos, e, no fim da tarde, uma exibição do "Roda Viva" com o sociólogo italiano Domenico de Masi.
Esse é um exemplo da rotina que é seguida diariamente na biblioteca municipal Max Zandron, de Barueri (SP), que desde abril passou a abrigar uma videoteca contendo o acervo da TV Cultura.
A iniciativa é da empresa Apel Multimídia, responsável pela comercialização em home video de programas da Cultura. Na semana passada, a Apel também passou a negociar com a TVE, do Rio, adquirindo a série "Além Mar", que mostra a música dos países de língua portuguesa. A Apel negocia ainda a compra de um pacote de longas-metragens nacionais de caráter cultural.
A videoteca de Barueri constitui a primeira parte de um projeto que visa atingir 30 municípios do interior de São Paulo. Só em Barueri, está prevista a criação de outras seis videotecas.
A implantação das videotecas depende das prefeituras locais, que, ao comprarem as fitas de vídeo com a programação da Cultura, recebem grátis um televisor e um aparelho de vídeo.
"As bibliotecas de outras cidades também se converterão em videotecas. Será como aconteceu em Barueri, que graças à videoteca teve um aumento no número de pessoas em busca de leitura", afirma Diego Drumond e Lima, diretor-geral da Apel Multimídia.
Segundo Drumond, atualmente em Barueri os programas mais requisitados são os cursos de idiomas, como o "Family Album" (inglês) e o "Viaje al Español" (espanhol), além dos infantis. Após a exibição dos "cursos eletrônicos", estão sendo ministradas aulas para a comunidade local.


Texto Anterior: Vida Bandida - Voltaire de Souza: A oca
Próximo Texto: Disco - Lançamentos: Single de bamba
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.