São Paulo, terça-feira, 02 de maio de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Drummond inédito será lançado hoje

da Redação

"Conversa de Livraria - 1941 e 1948", livro inédito de Carlos Drummond de Andrade, será lançado hoje, às 19h, na inauguração da Oficina do Livro Rubens Borba de Moraes, entidade sem fins lucrativos destinada ao resgate da memória cultural nacional.
O lançamento comemora os 70 anos de "Alguma Poesia", primeiro livro de poemas de Drummond. "Conversa de Livraria" é uma coletânea de textos publicados pelo poeta sob os pseudônimos O Observador Literário e Policarpo Quaresma, Neto em duas publicações cariocas.
Como O Observador Literário, Drummond assinou a seção de comentários sobre livros e minicrônicas "Conversa de Livraria" da revista quinzenal "Euclydes", de janeiro a julho de 1941.
Já sob o pseudônimo Policarpo Quaresma, Neto, o poeta assinou as críticas literárias publicadas entre abril e maio de 1948 no suplemento "Letras e Artes", do jornal "A Manhã", com um curioso detalhe: como se fosse um leitor.
Os comentários de O Observador Literário são divididos em três seções fixas: Livros do Brasil, Livros de Portugal e Notícias. Eventualmente, Drummond introduzia novas seções, ao sabor dos fatos, em sua grande maioria, literários. E escrevia preciosidades a respeito deles.
Um exemplo: "Morte de James Joyce, o prodigioso criador de "Ulysses" e "Finnegans Wake", autor de uma obra frondosa, difusa, esmagadora, rabelaisiana, complexa, densa e misteriosa, que muito provavelmente restará como um dos monumentos de nossa época", em fevereiro de 41.
Como Policarpo Quaresma, Neto, o leitor-crítico, Drummond se permite uma liberdade bem-humorada, como na apresentação da seção. "A época anda vasqueira de críticos, e bom é que procuremos descobri-los onde quer que se escondam. Ocorreu-nos, por isso, a idéia de pedir ao leitor -para quem, em última análise, os livros são feitos...- que emita sobre eles, a sua opinião".
Os textos inéditos de "Conversa de Livraria", um precioso documento sobre a produção literária brasileira da época, foram cedidos pelo bibliófilo Waldemar N. Torres, com a autorização dos parentes do poeta.
O livro é uma co-edição da Editora AGE, do Espaço Engenho e Arte, de Porto Alegre, da Oficina do Livro Rubens Borba de Moraes e da Editora Giordano, de São Paulo. O lançamento acontece na nova sede do Ateliê Além do Livro (r. Gaspar Lourenço, 587, Vila Mariana, São Paulo, tel. 0/ xx/11/571-5830). (FÁTIMA GIGLIOTTI)

Texto Anterior: Livros - Lançamento: Livro ensina mais uma utilidade de Bombril
Próximo Texto: Música: Skank e O Rappa farão turnê juntos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.