São Paulo, domingo, 02 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

foco

Mostra de Andy Warhol leva descolados à cracolândia

FERNANDA MENA
DA REPORTAGEM LOCAL

""É chocante!", exclamou Mayara do Amaral, 22, na saída da mostra de Andy Warhol, em cartaz na Estação Pinacoteca, no bairro da Luz, em São Paulo.
A jovem, que desfilava um panamá sobre as madeixas loiras e um lencinho Pucci amarrado à bolsa, não se referia, no entanto, às obras do pai da pop arte.
"Nunca tinha visto gente fumando crack na vida! Eles perdem a noção e estão fumando no meio da rua, como se fosse cigarro!" Em sua primeira incursão pela região da Luz, ela e a amiga decidiram guardar os relógios e os anéis na bolsa. "É chato, né? Mas ficamos apreensivas."
"Mr. América", de Warhol, é a mostra mais popular da história da Estação Pinacoteca como espaço expositivo. Foi vista por mais de 38 mil pessoas em pouco menos de 40 dias. E tem atraído, em especial, gente da moda, do design e da publicidade para uma parte da cidade que há anos mantém um apelido repelente: cracolândia.
"Warhol faz uma crítica à sociedade de consumo. E tanto o público da exposição como o da cracolândia são um produto disso", arrisca a estudante de artes plásticas Maysa Martins, 20.
As calçadas da região ganharam um colorido semelhante ao das telas de Warhol. Cabelos cor-de-rosa, óculos amarelos e unhas azuis vêm e vão ao lado de com gente sem cor, em farrapos, sentada no chão, dividindo cachimbos.
Esse contraste nas ruas se torna uniforme do lado de dentro do prédio restaurado que abriga a mostra, em cartaz até o dia 23 de maio.
"Dá para perceber que essa exposição trouxe classes mais altas para esse pedaço da cidade", avalia a publicitária Renata Wolter, 25, para quem a arte de Warhol tem tudo a ver com sua profissão.
Para o designer Maciel Shira, 27, que foi à mostra com um grupo de amigos, o "pessoal moderno está voltando a olhar para o centro".


Texto Anterior: Depois de guerra, Canudos sofreu com alagamento
Próximo Texto: "Tropa 2" é para encerrar a discussão, diz Padilha
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.