São Paulo, sábado, 2 de maio de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES - INÁCIO ARAUJO

ADORÁVEL ANDRÓIDE 2
SBT, 13h. (Not Quite Human 2). EUA, 1989, 92 min. Direção: Eric Luke. Com Alan Thicke, Robyn Lively, Jay Underwood. O robô Chip, que fez sua aparição em filme de 1987, continua estudando. Agora vai para a universidade e ali encontra uma andróide, por quem se apaixona. Disney está levando um pouco longe demais a confusão entre humanos e robôs, não? Inédito.

COMO AGARRAR UM MARIDO
SBT, 15h.
(House Sitter). EUA, 1992, 100 min. Direção: Frank Oz. Com Steve Martin, Goldie Hawn. Após desilusão amorosa, o arquiteto Martin encontra a garçonete Hawn que, após relação passageira, se instala na casa que ele havia destinado à moça que amava, e que lhe deu um pé. Comédia "screwball" (maluca) com atores de primeiro time. Matinê simpática.

DIFÍCIL DE MATAR
SBT, 17h.
(Hard to Kill). EUA, 1990, 95 min. Direção: Bruce Malmuth. Com Steven Seagal, Kelly Le Brock. Policial sobrevive a atentado em que morre sua mulher. Depois de sete anos no estaleiro, levanta e vai treinar artes marciais, preparando-se para a vingança. Ela virá.

POÇO DE ÓDIO
Bandeirantes, 20h30.
(Oklahoma Crude). EUA, 1973, 95 min. Direção: Stanley Kramer. Com George C. Scott, Faye Dunaway, Jack Palance. Mulher (Dunaway) enfrenta representante de um cartel petrolífero (Palance), com ajuda de Scott, em 1913. À moda de Kramer: bom elenco, assunto relevante, boa produção. Mas falta cinema para que o enfoque social se sustente.

JOGO SANGRENTO
Record, 21h30.
(Net Worth). Canada, 1995, 97 min. Direção: Gerard Ciccoritti. Com Al Waxman, Aidan Devine. Enquanto rolam os arranjos na liga de hóquei dos EUA, alguns poucos batalham nos bastidores para que os resultados voltem a ser honestos. Inédito temível.

NÃO MATARÁS
Cultura, 22h30.
Polônia, 1987, 85 min. Direção: Krzysztof Kieslowski. Com Miroslaw Baka, Jack Globisz. Sem nenhum motivo aparente, um jovem mata com os chamados requintes de crueldade um motorista de táxi. Segue-se seu julgamento. Desde a paisagem fria e pobre até os gestos de uma vida vazia, Kieslowski apreende o incompreensível, o indesculpável, a pura destruição. Um filme sombrio, sem dúvida, mas um grande filme sombrio. Legendado.

SUBTERFUGE: MISTÉRIO
NO MAR NEGRO
Bandeirantes, 22h30.
(Subterfuge). EUA, 1995, 94 min. Direção: Herb Freed. Com Matt McColm, Amanda Pays, Jason Gould. Avião que contém maleta com importantes informações é abatido sobre o Mar Negro. Problema dos mergulhadores convocados às pressas: resgatar a maleta. Problema adicional: quem teria abatido o avião e por quê?

ERÓTICA - A FÊMEA SENSUAL CNT/Gazeta, 23h30.
Brasil, 1981, 90 min. Direção: Ody Fraga. Com Matilde Mastrangi, Aryadne de Lima. Mulher marcada por um acidente tem de enfrentar o amante machista e uma amiga possessiva, para fazer uma operação que a libertará do passado. Ody Fraga era "o intelectual da Boca". Mas seus filmes, vamos ser francos, não têm qualquer traço de sua vivacidade.

A CARNE
Bandeirantes, 0h30.
(La Carne). Itália, 1991, 90 min. Direção: Marco Ferreri. Com Sergio Castellitto, Francesca Dellera. O relacionamento amoroso entre homem e mulher. Aliás, amoroso, não. Sexual, basicamente. Em torno dele, os problemas de cada um: o homem, em crise mística; a mulher, após um aborto, em momento de revisão de valores. A confiar em Ferreri, diretor de primeira linha. Inédito.

O AMOR É UMA GRANDE
FANTASIA
SBT, 1h10.
(Exit to Eden). EUA, 1994, 114 min. Direção: Garry Marshall. Com Dan Aykroyd, Dana Delany, Paul Mercurio. Dois policiais seguem ladrão de jóias até uma ilha no México. Mas ali o que vigora são as fantasias eróticas, sob o comando de Dana Delany. Comédia.

O NEVOEIRO
SBT, 3h10.
(The Fog). EUA, 1979, 89 min. Direção: John Carpenter. Com Adrienne Barbeau, Jamie Lee Curtis, Janet Leigh. Estranho nevoeiro toma uma cidade. O pior não é o nevoeiro, mas as almas penadas que chegam com ele, em busca de vingança. Ótima atmosfera.

INTRIGA FATAL SBT, 4h40.
(To Kill with Intrigue). Hong Kong, 1985, 107 min. Direção: Lo Wei. Com Jackie Chan, Tsui Fung. Depois que tem os pais mortos, jovem lutador primeiro se descontrola, depois vai à luta. Kung fu em que o humor de Jackie Chan é o diferencial.

TV PAGA

Pecados e prejuízos

da Redação

TVA e Globosat entram hoje num empate técnico mais ou menos parecido com o daqueles jogos de futebol em que a letargia dos times em campo corresponde à revolta e ao desespero da platéia.
O fato é que as reprises estão quase todas reprisadíssimas. E os filmes razoavelmente novos são, de um modo geral, razoavelmente descartáveis.
Pode-se pinçar "Os Sete Pecados Capitais" (Eurochannel, 14h), de 1952. Já pelo título percebe-se que é um filme de episódios curtos. É realizado por vários diretores, alguns geniais (Roberto Rossellini), outros de prestígio (Claude Autant Lara) e outrosque sumiram do mapa (tipo Carlo Rim). Para canais de TV paga, estamos no prejuízo. (IA)




Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.