São Paulo, sábado, 02 de junho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Governo planeja canal oficial internacional

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

O governo federal estuda a criação de um canal de TV oficial internacional, a ser transmitido apenas para o exterior. O projeto está sendo desenvolvido pela Radiobrás, estatal que já produz "A Voz do Brasil" (no rádio) e o canal pago NBR, veiculado em 15 operadoras da Net.
Segundo Carlos Zarur, presidente da Radiobrás, o NBR-I (como o projeto está sendo chamado) seria um "canal voltado para assuntos brasileiros de interesse no exterior, como a divulgação do turismo nacional e de setores exportadores".
Ao contrário do NBR, que se ocupa principalmente da cobertura de atividades de Fernando Henrique Cardoso e de seus ministros, no NBR-I o presidente só teria espaço em ocasiões de conflito de interesses comerciais internacionais.
Zarur afirma que a Radiobrás já tem infra-estrutura para produzir o canal. Falta resolver os custos de satélite e negociar a transmissão com operadoras de cabo.
O NBR-I poderá ser irradiado em diferentes línguas -e não apenas na portuguesa. Seu principal objetivo seria entrar na Europa, América do Norte e Ásia.
Zarur pretende negociar a programação do canal com o Ministério das Relações Exteriores e com grandes exportadores. Ele ainda não tem os custos do canal. Segundo o dirigente, a Radiobrás consome, por ano, R$ 17 milhões em custeio e investimentos.

OUTRO CANAL

Telejornal
Enquanto o "Domingão do Faustão" sofre para encontrar uma fórmula que concilie noticiário e entretenimento, o concorrente "Domingo Legal" reforça sua equipe de jornalismo. A repórter Maria Cândida, ex-"SBT Repórter", estréia amanhã no programa, ao vivo.

CPI
A cúpula da Globo pediu a fita das gravações do último domingo. Quer conferir trecho, que não foi ao ar, em que Fausto Silva teria chamado um diretor da emissora de "babaca". Toda a platéia ouviu.

Certeza
Maria Lydia, apresentadora do "Em Questão" (TV Gazeta, 12h), tanto insistiu que conseguiu. Na terça-feira, ela entrevista Fernando Henrique Cardoso, no Alvorada. Vai ao ar na quarta.

Chiado
A TV Gazeta tirou do ar o programa "Comando da Madrugada", exibido aos sábados à 0h30. A próxima vítima da emissora será o "Viva o Show", produção independente de Evê Sobral. Sai do ar em julho.

Seleção
A protagonista da minissérie "Presença de Anita" finalmente foi escolhida. Será apresentada à imprensa na segunda-feira, no Rio, dia em que começam as gravações.


E-mail - daniel.castro@uol.com.br



Texto Anterior: José Simão: Buemba! Hoje é dia do enterro da minha torradeira!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.