São Paulo, segunda-feira, 02 de julho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AUDIOVISUAL
Gravadora também venderá faixas musicais pela internet

Trama faz programa de TV e longa sobre a bossa nova

LAURA MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

A Trama Filmes, novo empreendimento dos donos da gravadora Trama, está produzindo cinco programas para a televisão aberta, cinco para a fechada e um documentário longa-metragem sobre a bossa nova.
Em entrevista à Folha, João Marcello Bôscoli, 29, e André Szajman, 29, presidentes da empresa, afirmaram que os pilotos (testes) dos programas de televisão devem ficar prontos no final de julho, e o filme, em 2002.
As produções para a TV aberta, segundo eles, estão sendo negociadas com todas as emissoras, exceto Globo (que não costuma investir em produção independente) e Cultura.
Szajman e Bôscoli evitam dar detalhes sobre formato e custos das produções, mas revelam que as atrações são voltadas para o público jovem. Há "talk show", programa musical, esportivo, de auditório. Um deles será apresentado pela cantora Luciana Mello, filha de Jair Rodrigues.
Na TV paga, Multishow e GNT estão entre os canais que negociam com a Trama Filmes.
Os programas para a televisão estão sendo produzidos num prédio alugado pela Trama Filmes, na zona oeste de São Paulo.
No local, que já foi sede da Rede TV!, há três ilhas de edição digitais e um estúdio de 600 metros quadrados, onde é gravado o programa "Música Brasileira", apresentado por Bôscoli e exibido pelo Multishow (leia texto abaixo).
Para os presidentes da Trama, o grande desafio de fazer programa de TV é não usar estereótipos.
"Vamos falar com o jovem. Mas quem é jovem? Isso não existe, foi criado pelos publicitários. As tribos são muito diferentes e algumas até odeiam as outras. Nossa idéia é respeitar comportamentos diferentes. E na televisão aberta o desafio é ainda maior, porque não podemos falar para um nicho muito fechado. Temos que ampliar a comunicação, respeitando as diferenças", afirma Bôscoli.
Segundo ele e Szajman, as idéias dos programas para a televisão aberta foram desenvolvidas por eles, em conjunto com as emissoras interessadas.
Para o documentário longa-metragem sobre a bossa nova, a Trama Filmes já tem 85 horas de entrevistas gravadas com músicos.
O filme está sendo co-produzido pelo norte-americano Frank Christopher, em alta definição. A idéia é lançar o longa também no mercado internacional.
A Trama Filmes já produziu dois curtas, "Distraída pra Morte" e "Drum in Bras".
A empresa deve investir também em videoclipes e DVD. "Tudo, menos publicidade", diz Bôscoli. "O mercado já está tomado por produtoras que fazem comercial, e essa não é a nossa especialidade", explica.

Internet
Bôscoli e Szajman também estão investindo em um portal de internet, o Trama Web.
Além de reportagens, imagens dos programas produzidos pela Trama Filmes e informações sobre os artistas da gravadora, o portal deve vender faixas musicais em mp3.


Texto Anterior: Música/Crítica: Saudades de Karlheinz Stockhausen
Próximo Texto: Gravadora vai lançar bandas da Poptones
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.