São Paulo, sexta-feira, 02 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Friday Night Lights" estreia temporada recheada de clichês

Quarto ano da série usa futebol americano como lição de moral

GUSTAVO VILLAS BOAS
DE SÃO PAULO

"Friday Night Lights" é (ou quer ser) um retrato da classe média norte-americana.
A série se passa em uma cidadezinha do Texas, gira em torno do futebol norte-americano e, na quarta temporada, que estreia hoje no Brasil, um personagem sem casa vai parar em um trailer.
Pode parecer um universo cifrado para os brasileiros.
Mas o drama -adolescente, na maior parte- que gira em torno do técnico de futebol americano Eric Taylor (Kyle Chandler) tem tantos clichês que muito ali já foi visto, mastigado.
Tem o esporte como metáfora da vida. A pequena equipe que vai usar o coração contra a grande. A festinha de jovens à beira da piscina.
Na quarta temporada, o desafio de Taylor é treinar um novo time, da East Dillon High. Não há equipamentos, os jogadores são novatos, ingênuos, brigões. Ou seja, é mambembe, logo o ambiente perfeito para as lições de moral que parecem inerentes ao futebol americano -pelo menos, na ficção.
Bem recebido pela crítica -já concorreu a vários Emmys e ganhou um de elenco em 2009-, "Friday Night Lights" garantiu mais uma temporada, a quinta e última da série.


NA TV

Friday Night Lights
Estreia da quarta temporada
QUANDO Hoje, 22h, no AXN



Texto Anterior: Estreia de "Eclipse" à meia-noite quebra série de recordes
Próximo Texto: Cia. investiga "civilidade" do homem
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.