São Paulo, sexta-feira, 02 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Divulgação/TV Globo
TIRAS Integrantes do grupo Intrépida Trupe se exibem durante o "Altas Horas" (Globo) de amanhã; na atração, eles acompanham a atriz global Nívea Stelmann, que interpreta uma trapezista em peça

Governo quer obrigar TVs a aprovar diretores

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

O projeto de lei proposto pelo governo federal para regulamentar o capital estrangeiro na mídia, em consulta pública, obriga as emissoras de rádio e TV a submeter à aprovação do Ministério das Comunicações os nomes de seus diretores e gerentes.
O texto, supostamente para proteger o conteúdo nacional de interesses de sócios internacionais, diz que esses gerentes e diretores terão de ser brasileiros natos ou naturalizados há mais de dez anos. O dispositivo amplia o controle do governo. Atualmente, as emissoras têm apenas de informar ao governo o nome de seu responsável pelo jornalismo.
Esse é apenas um dos pontos que devem gerar polêmica na discussão sobre a regulamentação do capital externo (que poderá deter até 30% das empresas).
Em análise ainda não conclusiva, executivos de emissoras afirmam que ficaram de fora do projeto do governo dois pontos mais fundamentais do que o rigor com a proteção ao conteúdo nacional. Esses pontos omissos são dispositivos sobre limites à propriedade cruzada (empresas que controlam TVs, jornais, revistas e telecomunicações, caso da Globo) e sobre a participação em empresas de mídia de pessoas jurídicas nacionais sem fins lucrativos, como igrejas, caso da Record.
O projeto deverá receber duras críticas. A entidade que reúne Band e SBT deverá divulgar documento com "crítica rigorosa".

OUTRO CANAL

Paz 1
Estremecidas no ano passado, as relações entre a Band e a Turner/CNN voltaram ao normal. Ambos fecharam acordo, há dez dias, em que a Turner fornecerá material jornalístico para a Band por mais cinco anos. O contrato também inclui imagens para os canais pagos Band News e BandSports.

Paz 2
Em 2001, João Carlos Saad, presidente da Band, acusou a CNN de se recusar a fornecer material ao Band News porque teria acordo com a Globo, e isso poderia prejudicar o canal Globo News.

Passe 1
Alberico Souza Cruz (ex-Globo e Rede TV!) recebeu da Record na quarta uma minuta de contrato. A expectativa era de que Cruz assinasse ontem como novo superintendente de jornalismo da emissora. Mas Souza Cruz, no entanto, resolveu negociar também com o SBT, que planeja voltar a investir em jornalismo.

Passe 2
Deve ser fechada hoje a contratação de Claudia Cruz (ex- Globo do Rio) pela Record. A jornalista deverá apresentar o "Jornal da Record - Segunda Edição", com estréia prevista para segunda.

Urna
A Rede TV! definiu anteontem a ordem das entrevistas que fará com os principais presidenciáveis, em setembro: Lula, dia 6, depois Ciro (13), Garotinho (20) e Serra (27). Os eventos "caça-prestígio" serão ao vivo, às 22h, com participação de 20 jornalistas convidados.

E-mail: daniel.castro@uol.com.br



Texto Anterior: José Simão: Buemba! FHC amarrou o jegue na areia movediça!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.