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Ator acha Hollywood burocrática
EDUARDO OHATA
da Reportagem Local
Para o hiperativo Jackie Chan,
que defende o artista multimídia,
o cultivo da paciência é, e sempre
foi, o obstáculo mais difícil de sua
adaptação à indústria norte-americana, que classifica como ""excessivamente burocrática".
Na China, nos sets de filmagem
das primeiras produções de
Chan, não existia uma delimitação rígida de funções -quem tivesse idéias ou estivesse disponível estaria liberado para executar
as tarefas de outros.
Nos Estados Unidos, nas filmagens das últimas produções de
que participou, não encontrou cenário igual.
""Uma vez, tive uma boa idéia
para uma cena e precisávamos de
uma cadeira. Então tive de esperar horas até que uma pessoa especialmente responsável por isso,
que estava em outro set, trouxesse
a cadeira. Acho que qualquer um
poderia ter feito o mesmo, pois
economizaria tempo", reclama.
A própria história e a atitude do
ator são a principal prova de sua
preocupação com a versatilidade.
""Antigamente, na China, qualquer um que soubesse desferir
chutes e pontapés poderia se tornar um ator. Não foi meu caso",
diz o ator.
Durante uma década, começando aos 6 anos, Chan preparou-se
para atuar no Instituto Chinês de
Ópera (que produziu os principais atores chineses de filmes de
kung fu), onde aprendeu a representar, a cantar e, é claro, a lutar.
""Então, finalmente me tornei
um ator. E fiquei decepcionado
quando encontrei cineastas que
não sabiam dirigir. Assumi a direção de meus filmes. Fiz o mesmo
com relação aos roteiros. E, se necessário, faço o mesmo com a câmera, iluminação etc."
Para Chan, a principal vantagem de participar de produções
norte-americanas é a chance de
mostrar a um público mais
abrangente que não é uma imitação de Bruce Lee, o mais famoso
ator de filmes de kung fu.
""Nas telas, Bruce era um super-herói. Procuro ser realista: enfrento um, dois ou três. Mas, se
uma multidão vem atrás de mim,
fujo (como na cena do bar, em "A
Hora do Rush")", diz Chan, que
faz questão de ir às locações com
sua própria equipe de dublês.
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