São Paulo, sábado, 02 de setembro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MEMÓRIA
"Tu e Meu Verso", escrito aos 17 anos, está em edição de 1934 do jornal estudantil "O Ensaio"
ABL expõe poema raro de Callado

CRISTINA GRILLO
DA SUCURSAL DO RIO

Minutos antes da abertura da exposição "Antonio Callado: o Doce Radical", anteontem à tarde na Academia Brasileira de Letras, Ana Arruda Callado, viúva do escritor, teve uma surpresa: recebeu um poema raro do autor, "Tu e Meu Verso", escrito quando ele tinha 17 anos.
O presente foi dado por Jessé Cortines Peixoto, 83, amigo de Callado na adolescência.
O poema e uma crônica, "Utopia", foram publicados em 1934 no jornal "O Ensaio", feito pelos alunos do Ginásio Bittencourt Silva, onde os dois estudaram entre 1930 e 1935.
"Não gosto de colocar fora o que me traz reminiscências agradáveis e sempre tive muito carinho pela escola. Por isso guardei o jornal todos esses anos. Hoje, quando li que seria aberta a mostra, achei que era a hora de dar o presente para Ana", disse Peixoto.
"Callado nunca havia me falado de poesias. Até imaginava que ele pudesse ter escrito algumas, mas nunca tinha visto uma", disse Ana Arruda, emocionada.
O exemplar de "O Ensaio" causou uma reorganização nas vitrines. O jornal entrou no lugar de um cartão de natal enviado por Luiz Carlos Prestes em 1989, de uma dedicatória escrita por Gabriel García Márquez em 1986 e de uma carta de Carlos Drummond de Andrade de 1953. As cartas foram para outras vitrines.
A mostra foi aberta com uma leitura de trechos de 12 livros do autor, feita por sua filha, Tessy, e pelo ator Milton Gonçalves.
Na platéia estavam vários integrantes da ABL, da qual Callado fez parte entre 1994 e 1997.
Antes da leitura, o presidente em exercício da ABL, Carlos Nejar, disse que Callado "criou o rosto do Brasil contemporâneo".


Exposição: "Antonio Callado: o Doce Radical"
Quando: de segunda a sexta, das 13h às 18h; até 29 de setembro
Onde: Galeria Manuel Bandeira da ABL (av. Presidente Wilson, 203, centro, Rio)
Quanto: entrada franca.


Texto Anterior: Panorâmica: Itaú Cultural tem inscrições até terça-feira
Próximo Texto: "Tu e Meu Verso"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.