São Paulo, sábado, 02 de setembro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Índice

CRÍTICA
Artistas estão à disposição das feras

DA REPORTAGEM LOCAL

Por acaso , estão aí nas ruas ao mesmo tempo os discos e os shows de duas cantoras que representam momentos diferentes desta dita vanguarda musical paulistana.
Denise Assunção, sempre com um pé no palco do teatro e outro no do show, sempre se esforçou por embaralhar essas duas linguagens. Marcou época no underground paulistano dos 80 ao fazer performances ao lado do irmão Itamar e agora, voltando ao disco, contamina a arte musical de Noel Rosa com efeitos teatrais.
Cantando músicas obscuras de Noel Rosa, não perde uma frase sequer sem um acento sarcástico, crítico, distanciador. Assim, temas como "Na Bahia" e "Com Mulher Não Quero Mais Nada" acabam um ponto além da historinha que contam, ganham um algo mais que causa surpresa e desconforto. A estrutura musical é simples -ela e um trio-, às vezes mínima demais. Corresponde ao esquema independente, mas também acaba por afirmar o efeito distanciador que a arredia cantora-atriz persegue.
Miriam Maria, por sua vez, vem representar a geração dos 90 do "pequeno mundo musical paulistano", ainda conflitante com o mercado, mas mais atenta a ele e a suas convenções. Assim, "Rosa Fervida em Mel" é um trabalho consistente de nova MPB, com características que poderiam seduzir pequenas multidões nos 70, mas que conflitam de frente com o mundo-cão musical dos 2000.
A cobertura eletrônica que ela cita é tênue, suave -trata-se de MPB mesmo, às vezes até regionalista, de temas/termos talvez anacrônicos demais, como "Manacá", "Balangandans", "Maná", "Caribantu".
Músicos perspicazes colaboram intensamente no disco -há participações de Itamar Assumpção, Chico César, Zeca Baleiro, Lenine, André Abujamra, Bocato, Paulinho Lepetit, Marcos Suzano, Sacha Amback, membros do Mestre Ambrósio, Lincoln Antônio...
Cantora forte, Miriam estufa mais o peito quando é lírica, romântica -"Banguela" e "O Silêncio das Estrelas" se destacam.
Uma agredindo as normas, outra namorando-as com timidez e elegância, elas destoam do coro dos contentes e estão à disposição das feras. (PAS)


Estátua da Paciência    
Artista: Denise Assunção Lançamento: Eldorado Quanto: R$ 20, em média Rosa Fervida em Mel    
Artista: Miriam Maria Lançamento: Elo Music/MCD Quanto: R$ 20, em média




Texto Anterior: Música: Denise Assunção e Miriam Maria pedem licença
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.