São Paulo, Quinta-feira, 02 de Setembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ATRAÇÕES JAZZ
Faltou um bom cantor no elenco

CARLOS CALADO
especial para a Folha


O elenco jazzístico do Free Jazz 99 dá a impressão de ter sido arquitetado com régua e compasso, tamanha parece ser a intenção de incluir os estilos mais representativos desse gênero musical.
Os tributos aos mestres Duke Ellington (com o baterista Louie Bellson à frente da banda Duke Ellington Alumni) e Louis Armstrong (com o trompetista Nicholas Payton) têm tudo para agradar à velha guarda.
O bebop dos anos 40/50 também será defendido por veteranos experts, como o pianista George Shearing, 80, e o baterista Roy Haynes, 73, além de talentos da nova geração, como o saxofonista Joshua Redman, 30, e o pianista Jacky Terrasson, 32.
A iconoclastia "free" dos anos 60 e o vale-tudo elétrico/acústico dos 70/80 fazem parte das bagagens do saxofonista Charles Lloyd e do guitarrista John Abercrombie -encontro que promete ser dos mais vibrantes.
Já os revisionistas anos 90 entram neste festival com duas atrações nova-iorquinas: os "grooves" do trio Medeski, Martin & Wood e a guitarra vanguardista de Marc Ribot.
Pena que uma tradição de outras edições tenha sido esquecida: faltou um bom cantor de jazz.


Texto Anterior: Festival: Free Jazz vai de Duke Ellington a Orbital
Próximo Texto: Tecno melódico garante sintonia
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.