São Paulo, domingo, 02 de outubro de 2005

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MÔNICA BERGAMO

Fotos Ana Ottoni/Folha Imagem
A modelo Aline Pires, ainda de cara lavada


Dê uma olhada nos cabelos e maquiagens abaixo. Você conseguiria identificar qual das produções custou R$ 45,00? E qual delas saiu por R$ 325,00? No quesito beleza, o que os olhos vêem, o bolso sente. Por isso a coluna levou a cabo um teste informal: visitou quatro salões de cabeleireiros da cidade e pediu que seus profissionais penteassem e maquiassem uma madrinha de casamento. A lista tinha representantes de todas as categorias, do humilde Salão da Neuza, na Vila Formosa, ao concorrido Studio W Iguatemi, de Wanderley Nunes, cabeleireiro de Gisele Bündchen. Completam o rol de visitados o Soho da alameda Santos e o Instituto de Beleza Shirlley, no Campo Belo.

Nenhum dos quatro estabelecimentos foi avisado de que se tratava de uma reportagem, o que poderia prejudicar o tratamento dado à cliente. Assim, a modelo Aline Pires (Mega) entrou nas agendas dos salões com o nome fictício de Maíra Gomes, estudante recém-chegada de Florianópolis. Apresentado como o primo que a recebia na cidade, o repórter da coluna acompanhou as visitas feitas em dois dias de trabalho, pagou por cada serviço e ficou de olhos abertos para todos os detalhes. O objetivo era tentar explicar o que faz penteados tão parecidos terem preços tão diferentes.

De avental xadrez amarelo e branco, uma senhora de 69 anos esperava por Maíra na calçada do Salão da Neuza, na Vila Formosa. Era a proprietária, Maria Neuza Leone. Concentrada, não interrompeu o serviço nem quando o telefone tocou. "Você atende e pega o recado?", pediu ao repórter. O clima era de cidade do interior: no meio da produção, entrou uma vizinha. "Olha só essas bananas verdes!", disse, mostrando as frutas numa sacola. Na frasqueira de Neuza, muitos produtos da Avon - que, aliás, ela revende no salão, com direito à famosa revistinha da marca. Lanterninha dos preços -todo o serviço saiu por R$ 45 -, Neuza foi campeã num quesito que valeu a visita: cordialidade.

O Instituto de Beleza Shirlley, no Campo Belo, tem preços um pouquinho mais salgados que os da Neuza. É um labirinto que se estende por duas casas onde trabalham 180 pessoas -53 cabeleireiros ao todo. Com esse exército das escovas, a rapidez no atendimento compensa o fato de os produtos serem bem menos sofisticados que os dos salões mais caros e pop. O serviço custou R$ 115. Poderia ser um pouquinho mais barato: o uso de spray fixador é cobrado à parte: R$ 2 e R$ 3 por aplicação. Numa vasilha, a maquiadora Su guarda dezenas de batons de todas as qualidades. Um deles, de uma marca chamada Jordana, ainda tinha a etiqueta com o preço: R$ 10. Quase todos os espelhos têm imagens de santinhos, sobretudo Santo Expedito. "Aos sábados, são 1.800 clientes", dizia o cabeleireiro Giovani Pereira. Alguma famosa? "Uma vez fiz o cabelo da Sylvia Maluf e, depois, li numa entrevista ela dizendo que tinha sido o Marco Antonio de Biaggi."

Com pose de cantora black, a maquiadora e cabeleireira Andréa Guedes cuidou das madeixas de Aline/Maíra no Soho, salão que está um degrau acima do Shirlley na tabela de preços. E deu a primeira dica: os produtos fazem toda a diferença no custo da produção. Há até leilões de batons e afins organizados por revendedores. Eles colocam à venda produtos que, por exemplo, vão sair de linha. Num desses Andréa arrematou, com uma sócia, um kit de R$ 1.000 da marca Max Factor. Os cosméticos usados por ela não eram dos mais caros -spray Wella, por exemplo- o preço final ficou em R$ 134.

No Studio W, considerado um dos melhores e mais caros de São Paulo, Aline/Maíra tinha hora marcada com Wanderley Nunes, o dono do salão. Ou melhor, no "encaixe", uma espécie de lista de espera. Os produtos, boa parte importados, confirmaram a explicação da cabeleireira do Soho. Lavagem com xampu Paul Mitchell (R$ 15), maquiagem Givenchy e M.A.C (R$ 110), cílios postiços (R$ 20), sobrancelhas (R$ 50,00) e, enfim, o penteado de Wanderley (R$ 130) deixaram a conta em R$ 325. A "madrinha" tinha de deixar o local às seis. Mas demorou a ser atendida (o salão vive lotado) e se atrasou meia hora. Se fosse um casamento de verdade, chegaria depois da noiva.

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