São Paulo, quinta-feira, 02 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"No passado, o tango era uma festa", diz diretor

Miguel Kohan conclui que tristeza das canções não refletia o clima dos salões

"Café de los Maestros" acompanha músicos pelas ruas de Buenos Aires para comparar a cidade nos dias de hoje com a do passado


DA REPORTAGEM LOCAL

O cineasta Miguel Kohan, responsável pelo filme do projeto Café de los Maestros, conta que nunca foi um apaixonado pelo tango, e que conhecia o básico sobre o gênero simplesmente pelo fato de ser portenho. "A imagem que tinha era a do estereótipo sombrio, por causa das melodias tristes, das letras desesperançadas. Ao encontrar esses tangueiros, vi que são alegres e que esse deveria ser o ambiente dos salões no tempo das orquestras."
De fato, as cenas dos bastidores do concerto no teatro Colón são de um feliz reencontro, com músicos fazendo provocações entre si. O longa também acompanha a vida dos personagens nos dias de hoje, e os faz passear por Buenos Aires, comparando-a com a cidade que cantaram no passado.
Kohan conta que teve dificuldades curiosas. "Quando usava a câmera digital, algo que não conheciam, eles posavam para mim, pois acreditavam que era uma máquina fotográfica."

Ontem e hoje
Já os CDs foram produzidos pelo criador da idéia, Gustavo Santaolalla, responsável por trilhas de filmes como "Babel" (do mexicano Alejandro Iñárritu) e "Linha de Passe" (do brasileiro Walter Salles, que também produz o documentário).
Apesar de saber que a comparação que se faz entre o Café e o Buena Vista é inevitável, Santaolalla reforça que seu trabalho tem raízes nos anos 80. Na ocasião, ele percorreu a Argentina para uma pesquisa folclórica que resultou no disco "De Ushuaia a La Quiaca". "Ficou faltando Buenos Aires e o tango, que é a quem dou voz agora." Santaolalla também comanda o coletivo Bajofondo, que "atualiza" o tango e a música da região mesclando-os com gêneros modernos. (SC)



Texto Anterior: Como nossos pais
Próximo Texto: Novo CD do Buena Vista quer repetir sucesso
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.