São Paulo, domingo, 02 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

CRÍTICA NOVELA

Atuação de Ana Beatriz Nogueira e boa direção de Monjardim conduzem trama

ROBERTO DE OLIVEIRA
DE SÃO PAULO

Finalmente, uma personagem de novela à altura do talento de Ana Beatriz Nogueira. Sua Eva é manipuladora, astuciosa. Embalada por uma dose equilibrada de arrogância, é ela quem conduz "A Vida da Gente".
De olhar raivoso e esnobe, Eva carrega o ranço da pobreza passada. Vai dar o truque que for preciso para levar adiante a carreira da filha tenista Ana (Fernanda Vasconcellos tenta ser convincente).
Mamãe dominadora tem prazer em espinafrar a coitada da Manuela -a outra filha; Marjorie Estiano cada vez mais competente. Eva a considera incapaz, prenúncio para um duelo entre mãe e filha.
Ana surpreende a todos ao engravidar de Rodrigo (Rafael Cardoso, rostinho bonito que não decepciona), com quem foi criada. Ele é filho do padrasto delas, Jonas (Paulo Betti, o mesmo de sempre).
Quem costura toda a história é Eva. Não é novidade a experiência de Ana Beatriz, mas vale aqui o registro: afinal crianças e adolescentes também costumam se jogar no sofá nesse horário.
Urso de Prata por "Vera", de Sérgio Toledo, no Festival de Berlim de 1987, a atriz é veterana também nos palcos. É ela a força maior da nova novela das seis da Globo.
As cenas iniciais da primeira semana revelam que a direção, do competente Jayme Monjardim, e a fotografia de Roberto Soares são outras sacadas cruciais do folhetim.
É a primeira novela de Lícia Manzo, ancorada em relações afetivas e novas estruturas familiares. Qualquer semelhança com as tramas de Manoel Carlos não é obra do acaso. Só que em "A Vida..." os capítulos ganham um respiro mais dinâmico. Tem um jeitão de novelão das nove.
Pudera. Para suceder a vivacidade de "Cordel Encantado", não poderia anestesiar o telespectador.
Resta saber se o veneno da enérgica Eva será rejeitado pelo público família.

NA TV
A Vida da Gente
QUANDO
de seg. a sex., às 18h25, na Globo
CLASSIFICAÇÃO livre
AVALIAÇÃO bom



Texto Anterior: Vik Muniz lança livro com conto sobre filho
Próximo Texto: Novas séries fazem rir com depressivos e apostam em guerra
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.