UOL


São Paulo, domingo, 02 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Séries estréiam amanhã

Começa Ano Novo da temporada de seriados

CLÁUDIA CROITOR
FREE-LANCE PARA A FOLHA, NO RIO

Depois de meses e meses de reprises, estréiam amanhã as novas temporadas das séries na TV paga e também novos seriados. Mas, dos nove títulos inéditos que os canais Sony e Warner começam a exibir, até agora nenhum foi alçado à posição de "hit" nos Estados Unidos, onde estrearam no final de setembro.
O melhor exemplo é "Coupling". Foi lançada por lá com grande estardalhaço pela rede NBC, a mesma que exibe "Friends" -e que procurava na nova série um substituto para as aventuras dos já cansativos seis amigos de Nova York.
Mas "Coupling", vendida como ""Friends" com sexo", não emplacou: estréia nesta terça no Sony, às 21h30, já a meio caminho da condenação nos Estados Unidos. Começou como o 19º programa mais visto da TV norte-americana (estar entre os 25 primeiros é considerado satisfatório), mas, na segunda semana, já estava em 35º, tendo perdido 5 milhões de telespectadores.
Foi tirada do ar depois do terceiro episódio e deve voltar neste mês como teste final.
"Skin" (Warner, quarta, às 22h), um drama adolescente com ares de "Romeu e Julieta" moderno, também anunciado nos EUA como o grande lançamento do outono, deixou alarmados os executivos da emissora por seus baixos índices de audiência.
Um dos poucos que têm sido bem-sucedidos entre os telespectadores é "Two and a Half Men", estrelado por Charlie Sheen. A série, que estréia amanhã no Warner, às 20h, é sobre um solteirão que, de repente, se vê obrigado a dividir o apartamento com o irmão neurótico e recém-divorciado e o sobrinho.
Outra que está indo bem entre o público americano é "Cold Case", mais uma série na linha de investigação policial -o tema que mais tem dado certo em seriados ultimamente. Também da Warner (sextas, 20h), mostra uma investigadora que tenta desvendar crimes sem solução arquivados há anos.

"Reality show"
E, se alguém pensou que a onda de "reality shows" já estava no fim e não tinha mais nenhuma novidade, o Sony prova o contrário. Apresenta no próximo domingo, às 20h30, "Queer Eye for the Straight Guy" (algo como "um olhar gay para o sujeito hetero"), no qual cinco homossexuais descolados dão um banho de "civilização" em um heterossexual considerado um tanto quanto rude.
Especialistas em culinária, moda, vinhos, cultura e decoração, os cinco se tornam a fada madrinha do escolhido: mudam seu jeito de vestir, redecoram sua casa e o transformam em um perfeito cavalheiro.
Exibido na TV paga norte-americana, o programa se tornou uma febre nos Estados Unidos, o que fez com que a rede de televisão aberta NBC também decidisse exibi-lo.

Velhos conhecidos
Mas, se nenhuma das novidades agradar, isso não é motivo para desespero. As novas temporadas dos velhos conhecidos, os seriados "Will & Grace", "E.R.", "Scrubs" e companhia, chegam para quem não aguentava mais tanta reprise.
E o destaque é mesmo para a última temporada de "Friends". Em seu décimo ano, os seis amigos desta vez devem partir definitivamente -menos Joey (Matt Le Blanc), que no ano que vem promete voltar com um seriado só dele.



Texto Anterior: Turma da Mônica dá a volta ao mundo
Próximo Texto: A expansão do império britânico
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.