São Paulo, segunda, 2 de novembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nos embalos com John Travolta


O ator, que já foi babá, rebelde, gângster e mocinho, chega neste mês às locadoras em dois filmes MARILENE FELINTO
da Equipe de Articulistas

A polícia ou a imprensa? O revólver ou o furo jornalístico? "O Quarto Poder" discute o poder que a imprensa tem de manipular a informação e distorcer a notícia a ponto de alterar a realidade dos fatos e substituir os outros poderes constituídos de uma sociedade.
Enquanto o repórter de TV Max Brackett (Dustin Hoffman) está visitando um museu de história natural na Califórnia, aparece Sam Baily (John Travolta), um guarda recém-demitido da instituição.
Baily quer recuperar seu emprego. Sem sucesso, ele saca uma arma e passa a ameaçar a diretora.
Só que o museu está cheio de crianças. Brackett está no banheiro do prédio quando o desempregado resolve trancar todas as portas.
Brackett percebe que está ali a história de sua vida, o furo que vai fazê-lo sair de uma sucursal insignificante e voltar ao lugar de destaque que já lhe coube na rede de TV.
Num instante, ele já está transmitindo ao vivo o episódio e logo o transforma numa sensacionalista "situação com reféns".
O desempregado Sam Baily, casado e pai de dois filhos, é uma dessas vítimas do sonho americano não-realizado: depois do primeiro grau, foi servir na Aeronáutica para poder dirigir aviões. Como tinha pouca escolaridade, acabou como guarda de museu.
Desde o primeiro momento, o repórter interfere na atitude de Baily: não deixa que chamem a polícia, sugere que a mulher do ex-guarda fale apenas com ele e quer prolongar e conduzir o episódio, em parte para que o desempregado se safe, como vítima injustiçada, em parte por vaidade pessoal e para resgatar seu lugar na TV.
As boas intenções do repórter terminarão por envolvê-lo, e também a Baily, numa tragédia em cores e ao vivo. Brackett é traído por um rival na emissora.
O veterano âncora Kevin Hollander (Alan Alda) não quer perder a chance de se vingar de Brackett, que o ridicularizara no ar durante uma reportagem sobre corpos de vítimas de um acidente de avião.
Na época, Brackett apelava para a ética para não ter de expor pedaços de corpos na tela.
Apesar do admirável trabalho do diretor Costa-Gavras ("Z") e do elenco de primeira, o filme desanda no final, quando a confusa rede de intrigas nos bastidores da TV ganha mais importância do que o episódio no museu e o tema da corrupção na mídia.
²

Filme: O Quarto Poder (Mad City)
Produção: EUA, 1997, 115 min
Direção: Costa-Gavras
Com: Dustin Hoffman, John Travolta
Lançamento: Warner (tel. 011/820-6777)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.