UOL


São Paulo, terça-feira, 02 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Índice

FERNANDO BONASSI

Futebol de resultados

A ABRAFURE ( Associação Brasileira para o Futebol de Resultados), visando a garantia e a legitimidade dos desejos mesquinhos de seus membros permanentes, vem por meio desta prestar os seguintes esclarecimentos aos torcedores desavisados: a partir de hoje, qualquer semelhança entre futebol e arte terá sido mera coincidência.
Estarão sendo encaminhados requerimentos às federações internacionais visando a criação de um segundo cargo de goleiro e a abertura de mais três vagas (por concurso) de zagueiro, aumentando o número de atletas para quinze por equipe.
As defesas serão armadas e blindadas, não respondendo pelos próprios atos e sendo julgadas por seus pares. As faltas serão pagas à vista. As roubadas de bola serão investigadas como provocação injustificada. A barreira poderá muito bem ficar dentro do gol. A rede será armada imediatamente às costas do goleiro (ou goleiros, dependendo da resposta à solicitação supracitada). Os zagueiros terão direito a guarda- costas (razão pela qual se pede a introdução de mais três homens concursados para atrapalhar o adversário em nosso campo de interesses). Haverá cerca eletrificada na pequena área. A marca do pênalti será escolhida em sorteio preestabelecido nos vaporosos banheiros dos vestiários, segundos antes de os ingressos começarem a ser vendidos.
As cotoveladas, por não terem nada a ver com isso, ficarão por isso mesmo.
O líbero, se houver, deverá prestar esclarecimentos ao meia armador toda vez que avançar para o campo adversário. O avanço para o campo adversário será permitido com a devida autorização da comissão técnica, que remeterá a solicitação à autoridade confederada competente, expedindo as convocações, dando prazos e garantias previstos em edital. PS: Os documentos deverão ser apresentados em três vias, com firma reconhecida e exame antidoping dos atletas que se envolverão na jogada. PS2: Se algum gol resultar de um gesto intempestivo desses, deverão ser encaminhadas desculpas na forma da lei. PS3: Quem muito avança também se arrisca tomar nas costas, com todo respeito.
Todas as jogadas inteligentes terão sua idoneidade mais ou menos avaliada pelos representantes dos mistérios públicos, podendo ser instaurados inquéritos incompetentes a serem engavetados num supremo esforço de injustiça dos tribunais.
As confederações continuarão sendo hereditárias. As associações deverão ser essas mesmas. As velhas máfias até poderão ser indiciadas a se retirarem dos processos, deixando algo mais de herança às novas, que chegam esfomeadas. Os paraísos fiscais saberão acolher as boas intenções dos homens que não pecarem em vão.
Quanto ao futebolzinho mesmo, entendemos essa pressão "de ir pra cima", de envolver e oprimir o adversário, como nada mais nada menos que difamação, calúnia ou assédio sexual, para o que nosso departamento jurídico concursado estará encaminhando queixa-crime apropriada.
EM TEMPO:
Criatividade e ousadia requerem preparos físico e mental, vetados pelo departamento médico.
O empate é um belo placar, evitando humilhações para ambos os lados...
Quanto às substituições, se for preciso trocar, que seja seis por meia dúzia, reforçando o meio de campo.
O meio de campo poderá ser minado e transformado em terra de ninguém.
A regra é clara, mas o juiz é humano, podendo errar e/ou receber alguma espécie de influência no resultado material das coisas.
Na dúvida, recomenda-se andar pra trás, sem tropeços e sem pisar no pé de ninguém, pra não arranjar confusão nem ser expulso sem motivo. A história dos heróis é curta como a moda e quem muito atrasa, pode um dia se atrasar tanto a ponto de voltar a ser criativo num eterno retorno sem sentido... entenderam?!
Os atletas poderão vir a suar camisas e colocar os corações nas pontas das chuteiras, em conformidade com os patrocínios de desodorante e assistência médica, respectivamente.
É provável que estejamos confundindo tática com titica...
Não nos importamos se tomamos baile. Não nos interessamos por drible. Sempre há mais o que aprender das mesmas coisas nessas apresentações ensimesmadas. Aliás, se o nosso jogo for medíocre, os resultados serão minúsculos!
O que os olhos não vêem os corações não sentem muito... por essas e outras, ficar no mesmo lugar pode ser o melhor dos movimentos! De mais a mais, aquele que sai da linha o trem pode esmagar num desses noticiários tendenciosos!
Se tivermos o desgosto de ganhar, que seja de um a zero... uma goleada se pensarmos desse ponto de vista derrotado!
Brasileiros e brasileiras, há o que comemorar! Um pouquinho! Um nadinha que seja! Por mais insignificante que pareça!
Também precisamos estar preparados pro pior... o melhor mesmo a gente tenta na próxima... se der tempo... se for necessário, mas veja bem, só no caso de...


Texto Anterior: Música: Bowie desafia o tempo em "Reality"
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.