São Paulo, domingo, 03 de fevereiro de 2008

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Nas lojas

Drama
Maria
ABEL FERRARA
Distribuidora:
Imagem; Quanto: R$ 39,90;
Avaliação: ótimo
Como Scorsese, Ferrara tem obsessão por sacrifícios e representações da graça sob a marca cristã. Em "Maria", Juliette Binoche faz uma atriz que, ao término de uma filmagem sobre a vida de Cristo, na qual encarnou Maria Madalena, abandona a carreira e mergulha nos domínios da fé. Em paralelo, Forest Whitaker vive um apresentador de TV obcecado com a culpa, a descrença e a redenção. Em confronto direto com a reciclagem da história em "O Código Da Vinci" e em "A Paixão de Cristo", "Maria" escolhe o caminho do vazio e da impossibilidade de encenar, pela enésima vez, o drama. Em seu modo peculiar (e difícil), o diretor prefere atualizar o tema arcaico sob a forma de questões morais e políticas contemporâneas. (CÁSSIO STARLING CARLOS)

Animação
Kirikou - Os Animais Selvagens
BÉNÉDICTE GALUP E MICHEL OCELOT
Distribuidora:
Europa; Quanto: só para locação;
Avaliação: bom
Michel Ocelot, que já havia feito as fábulas "As Aventuras de Azur e Asmar" e "Príncipes e Princesas", volta ao seu bem-sucedido garoto africano, o diminuto Kirikou, com a colaboração de Bénédicte Galup. Ele enfrenta uma temida (e linda) feiticeira tribal, auxiliada por uma espécie de robô que funciona como o espelho mágico da Branca de Neve e tudo vê. O pequeno menino tem de lidar com animais diferentes, presentes principalmente na África, como o búfalo, a girafa (que rende a história mais bonita) e a hiena. São incríveis as paisagens que ele consegue criar com sua paleta de cores. Ocelot inventou um ótimo jeito de colocar as crianças em contato com o reino animal. E ainda ensina que ser pequeno pode ser vantajoso. (LÚCIA VALENTIM RODRIGUES)

Drama
Transylvania
TONY GATLIF
Distribuidora:
Imovision; Quanto: só para locação;
Avaliação: bom
Os "road movies" do diretor franco-argelino Tony Gatlif tem um estilo marcante -música definidora de situações, protagonistas de personalidades exageradas, em cenários situados nas bordas da Europa, de costumes inusuais. "Transylvania" não foge à regra, tendo como enredo uma jovem que mora na França, Zingarina (Asia Argento), grávida e acompanhada da amiga Marie (a muito interessante Amira Casar), em busca do pai da criança, um músico romeno que teria sido deportado. Gatlif centra mais sua câmera nos conflitos pelas quais Zingarina passa, com passagens catárticas e outras mais banais. O olhar do cineasta tem momentos felizes, mas seu estilo parece estar cada vez mais perto de uma repetição problemática. (MARIO GIOIA)

Romance/Drama
Paris, Te Amo
VÁRIOS
Distribuidora:
Imagem; Quanto: só para locação;
Avaliação: bom
Dezoito episódios dirigidos por diferentes cineastas usam Paris como inspiração. Ainda que filmes assim, com unidade temática, tenham cara de lição de aula de redação, o resultado é mais de altos do que de baixos. A capital francesa surge como espaço físico ou puramente imaginário, já que várias das histórias versam sobre estereótipos da paixão e do romance. Entre os bons momentos, Gus Van Sant lança seu olhar sobre a juventude e a falta de comunicação, Olivier Assayas leva Maggie Gyllenhaal aos delírios da noite parisiense, Wes Craven vai ao cemitério para ver uma relação que pode morrer entre mortos célebres e Walter Salles e Daniela Thomas vêem uma realidade não muito distante da brasileira. (BRUNO YUTAKA SAITO)

Comédia
Hot Rod - Loucos sobre Rodas
AKIVA SCHAFFER
Distribuidora:
Paramount; Quanto: só para locação;
Avaliação: regular
Volta e meia, comediantes do "Saturday Night Live" se aventuram pelo cinema. "Hot Rod - Loucos sobre Rodas" foi concebido pelos atores e redatores Akiva Schaffer, Andy Samberg e Jorma Taccone, mas o resultado não é propriamente um bom exemplo de boa transposição do humor televisivo para o cinema. O jovem Rod (Samberg), acreditando ser filho de um famoso dublê e acrobata, tenta repetir as façanhas do pai, com conseqüências desastrosas. Insistente, ele resolve quebrar um recorde, com o objetivo de levantar dinheiro para o transplante do padrasto. Mas o coeficiente de risadas por piadas do filme é baixo demais para torná-lo uma comédia eficiente. (PEDRO BUTCHER)

Suspense
Justiça a Qualquer Preço
ANDREW LAW
Distribuidora:
Califórnia; Quanto: só para locação;
Avaliação: ruim
A função do agente do FBI Errol Babbage (Richard Gere) é monitorar a vida de criminosos sexuais que já cumpriram pena. Prestes a se aposentar, ele precisa transmitir o cargo para a aprendiz Allison Lowry (Claire Danes). O desaparecimento de uma adolescente leva Babbage a acreditar que o responsável pelo seqüestro é um criminoso sob sua tutela. O filme marca a estréia em Hollywood de Andrew Law, cineasta chinês (de Hong Kong) que co-dirigiu o excelente "Conflitos Internos" ("Infernal Affairs"), origem do remake "Os Infiltrados". Mas, aqui, Law se afunda. O filme é um desastre completo. (PB).


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