São Paulo, terça, 3 de fevereiro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Juventus x Matonense ou Kant?

da Reportagem Local

Juventus x Matonense ou a vida e obra de Immanuel Kant?
Bem-humorada, a série de livros "Filósofos em 90 Minutos", recém-lançada no Brasil pela editora Jorge Zahar, pretende explicar a obra de luminares do pensamento ocidental no mesmo tempo de uma partida de futebol.
Como observaram vários convidados da Folha para "testar" os libretos de cerca de 60 páginas, o filósofo inglês Paul Strathern, criador da série, não traça um retrato, mas uma caricatura dos pensadores -a capa, aliás, é ilustrada com caricaturas deles.
Explica, por exemplo, que David Hume tinha o rosto vermelho por ser beberrão e que René Descartes era pálido e usava uma "peruca esvoaçante".
Entre Descartes, Hume, Locke, Aristóteles, Kant, Wittgenstein, Platão e Nietzsche, obras lançadas no Brasil, despontam como maiores sucessos os dois últimos, que têm 2.200 anos entre si.
Os 2.000 exemplares da primeira tiragem dos livros sobre Platão e Nietzsche já se esgotaram, em cerca de dois meses de livrarias.
O professor de filosofia da Unicamp Roberto Romano diz que não acredita que se possa aprender algo em tão pouco tempo.
Ele diz que filosofia é diferente de tiro-de-guerra.
O contato com ela não deve ser "rápido, ligeiro, para não pensar, para não perder tempo", slogan de um instrutor dessa divisão do exército na qual ele prestou serviço militar, em 1965. (CEM)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.