São Paulo, sábado, 03 de março de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DE CINEMA

A Fuga dos Monstros
Record, 10h15.

(Mystery Monsters). EUA, 1996, 83 min. Direção: Robert Talbot. Com Tim Redwine Cafagna, Ashley Lyn. Três monstrinhos simpáticos que fazem parte de um programa de TV são sequestrados pelo malvado apresentador. As duas crianças co-apresentadoras do programa tentam libertá-lo. A intervenção de um monstro maléfico complicará as coisas. Estritamente infantil.

A Inocência do Primeiro Amor
Bandeirantes, 13h.

(Lucas). EUA, 1986, 99 min. Direção: David Seltzer. Com Corey Haim, Kerri Green, Charlie Sheen. O sofrimento amoroso de um adolescente tímido e brilhante (Haim), quando se apaixona por uma colega, muito mais interessada nos rapazes do time de futebol da escola do que nele. Solução: ele entra para o time de futebol. Mais sensível que a média (o que também não significa lá grande coisa).

Trocando as Bolas
SBT, 14h15.

(Trading Places). EUA, 1983, 116 min. Direção: John Landis. Com Eddie Murphy, Dan Aykroyd, Don Ameche. Por obra e graça de dois magnatas, um miserável (Murphy) troca de lugar com um próspero operador de Bolsa de Valores (Aykroyd). Segue-se comédia de primeira, primeiríssima, sobre a manipulação humana.

Terra Bruta
Rede TV!, 14h15.

EUA, 1961, 109 min. Direção: John Ford. Com James Stewart, Richard Widmark, Shirley Jones. Tenente (Widmark) busca o auxílio de um xerife (Stewart) malandro, a fim de invadir território indígena e resgatar prisioneiros. O filme pode ser visto como um "Rastros de Ódio" menor. Em parte, é mesmo (o que não diminui ninguém). Mas seu forte é o encontro dos dois homens, tão diferentes. Um diálogo à beira do rio, um imenso plano-sequência, é antológico (embora na versão brasileira o encanto se perca em boa parte).

Uma Causa Solitária
SBT, 16h15.

(She Stood Alone). EUA, 1991. Direção: Jack Gold. Com Mare Winningham, Ben Cross, Kimberly Bailey. Professora branca enfrenta o boicote de outros brancos quando aceita uma aluna negra em sua escola. Enfrentar a situação, nada cômoda, será seu desafio. Da série "causas irrecusáveis". Feito para a TV.

CIA: Operação Alexa
Record, 22h40.

(CIA - Codename: Alexa). EUA, 1992, 94 min. Direção: Joseph Merhi. Com Lorenzo Lamas, O.J. Simpson, Kathleen Kinmont. Alexa é a amante de um inimigo dos EUA. O plano do agente Lamas é raptá-la e, num segundo momento, fazê-la voltar-se contra seu amante. Tolice de dimensões cósmicas.

DESTAQUES DA TV PAGA

FILMES

Marilyn, o pecado e a proximidade

Durante um verão, o marido Tom Ewell manda mulher e filho de férias. É quando vem morar no apartamento em cima do seu ninguém menos que Marilyn Monroe.
Esse é o ponto de partida de "O Pecado Mora ao Lado" (Telecine Classic, 2h45), e ninguém se espantará de saber que o diretor é Billy Wilder. Ele sempre foi um especialista em criar situações a partir da contiguidade. Ou seja, é da proximidade entre duas ou mais pessoas que nasce o drama ou a comédia.
E não raro ambos. Pois aqui o cômico vem do drama que é para o homem estar perto de uma mulher tão sedutora e, ao mesmo tempo, na iminência de trair a mulher que ama. O filme é ótimo. Melhor: a versão apresentada respeita o quadro original. (IA)

CINEMA

Documentário lembra a carreira do ator Cary Grant
Célebre como um dos mais solicitados galãs de Hollywood, o inglês Cary Grant (1904-1986) é o tema do "Grandes Nomes", que o GNT exibe às 17h. Entre outras histórias, a atração lembra que o único Oscar ganho pelo ator foi pelo conjunto da obra, entregue em 1970.

ESTRÉIA

HBO apresenta o segundo filme de Austin Powers
Estrelado por Mike Myers, "Austin Powers - O Agente Bond Cama" é a comédia que a HBO leva ao ar hoje, às 20h30. Nessa sequência, Austin Powers volta a lutar contra o terrível dr. Evil, que pretende roubar a arma secreta do espião: sua potência sexual.


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo: Preparando a agenda 2001
Próximo Texto: José Simão: Buemba! Portugal lança capacho contra vaca louca!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.