São Paulo, sábado, 03 de março de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ARTES PLÁSTICAS

Museu expõe 200 peças recolhidas pela arquiteta para debater a importância do design brasileiro

Acervo subversivo de Lina vai à Pinacoteca

FABIO CYPRIANO
DA REPORTAGEM LOCAL

A italiana radicada no Brasil Lina Bo Bardi (1914-1992) foi uma das intelectuais que mais lutaram pelo fim da polarização entre arte popular e erudita. A partir de hoje, a Pinacoteca apresenta as obras do acervo de Lina, que serviram como bandeira para a defesa de suas idéias. Cerca de 200 peças, entre quadros, tapeçarias e cerâmicas, recolhidas especialmente no Nordeste do país, estão expostas em "O Design no Impasse".
Essas peças já circularam bastante. Em 59, elas formaram o módulo "Exposição Bahia" na 5ª Bienal de São Paulo. Depois, algumas fizeram parte da exposição "Civilização do Nordeste", que abriu o Museu de Arte Moderna, em 63, no Solar do Unhão, em Salvador, restaurado por Lina.
A estação seguinte da mostra seria a Galeria de Arte Moderna, em Roma, em 64, mas foi proibida pela Embaixada do Brasil que a julgou "subversiva". Já em 69, Lina expôs as peças no Masp, museu que projetou, na histórica mostra "A Mão do Povo Brasileiro". Hoje, essas peças fazem parte do acervo do Instituto Lina Bo e P. M. Bardi e, em 97, foram vistas em Milão, Roma e Cidade do México.
"Apesar de italiana, originária de outra cultura, Lina é uma das pessoas que mais defendiam a cultura nacional", diz Emanoel Araujo, diretor da Pinacoteca e curador da mostra.
"A arquiteta acreditava que o Brasil era dos poucos países, ao lado de Japão e Finlândia, a montar um parque industrial a partir da cultura local", conta o arquiteto Marcelo Ferraz, também curador da mostra e ex-assistente de Lina.
A arquiteta chegou a criar um livro para defender suas idéias, mas achava que elas não encontrariam respaldo no país e desistiu do projeto. Apenas após a sua morte, o instituto publicou o livro, com o mesmo nome da mostra em cartaz e à venda na Pinacoteca.


Texto Anterior: Panorâmica - Lançamento: Autora mostra preparação para o golpe de 64
Próximo Texto: Carlos Scliar comemora 80 anos rejuvenescido
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.