São Paulo, sábado, 03 de março de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Teatro amador deve ter incentivo em SP

DA REPORTAGEM LOCAL

Revitalizar o teatro amador, por meio de festivais, e incentivar a fixação de grupos em espaços como bibliotecas, escolas e casas de cultura são duas das principais idéias que o novo secretário do Departamento de Teatros da Prefeitura de São Paulo, Celso Frateschi, pretende colocar em prática na cidade.
O ator e diretor foi confirmado ontem na equipe do secretário municipal de Cultura, Marco Aurélio Garcia.
Com bagagem que inclui passagens pelo grupo Arena, nos anos 60, pela militância estudantil e pelo teatro popular e amador, nos anos 70, sobretudo na periferia de São Paulo, Frateschi, 49, quer resgatar um pouco da sua formação e investir no que define como "uma cultura da cidadania".
"Quero desenvolver uma atitude transparente na administração dos teatros, na relação com a classe artística e principalmente com o cidadão", afirma.
Ele faz os primeiros contatos com o departamento. Desconhece, por exemplo, a verba para manutenção dos sete teatros que estarão sob sua responsabilidade: teatro Paulo Eiró (no bairro de Santo Amaro), Cacilda Becker (Lapa), João Caetano (Vila Mariana), Arthur Azevedo (Mooca), Martins Penna (Penha), Flávio Império (Cangaíba) e Alfredo Mesquita (Santana).
"De uma forma geral, os espaços estão em bom estado de conservação, um ou outro precisam de reparos físicos", afirma. Frateschi critica as "reformas inadequadas" que a gestão anterior realizou no João Caetano.
"Agora, para o técnico puxar a corda que fecha a cortina no palco, ele tem de ficar de costas para a própria cortina", afirma.
Marco Aurélio Garcia convidou Frateschi para o cargo quando o ator foi apresentar à Secretaria de Cultura o projeto "O Teatro e a Cidade", que desenvolve um recorte histórico e contemporâneo sobre o tema.
Ao lado do diretor Roberto Lage, Frateschi é sócio da organização não-governamental (ONG) Ágora, espaço dedicado à investigação teatral, localizado no bairro da Bela Vista, no qual está em cartaz "Tio Vânia", de Anton Tchecov, sob direção do próprio.
No momento, Frateschi ensaia um dos papéis da nova peça de Consuelo de Castro, "Only You", com estréia marcada para o dia 8.
Ele já atuou com Paulo Autran ("Para Sempre", 97) e Fernanda Montenegro ("Da Gaivota", 98), entre outros. (VS)


Texto Anterior: Teatro: Fringe traça panorama "off off" com 110 peças
Próximo Texto:
INÉDITOS
O livro aberto de Fernando Sabino

Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.