São Paulo, terça, 3 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ARTES PLÁSTICAS
Etruscos conquistam a Pinacoteca

CELSO FIORAVANTE
da Reportagem Local

Hoje, sim, a Pinacoteca do Estado vai reabrir, em grande estilo, com o evento "Italica Ornamenta", cujo maior destaque é a mostra "A Magnificência dos Príncipes Etruscos".
A mostra apresenta 135 peças em ouro, prata, marfim, âmbar, bronze, ferro e terracota, que compreendem um período histórico que vai do final do século 8 a.C. ao início do século 6 a.C., conhecido como "orientalizante".
Foi nesse período que a civilização etrusca, proveniente da Ásia Menor, atingiu seu máximo poder político e econômico, o que se refletiu na produção de objetos preciosos. O nome "orientalizante" vem do fluxo de artesãos e mercadorias da Grécia oriental (Ásia Menor).
Foi a Grécia que introduziu, por exemplo, a escritura entre os etruscos, como é possível notar em uma tábua de mármore que traz na margem todo o alfabeto grego. As peças da mostra provêm de museus arqueológicos da Toscana (Florença e outros).
A maior parte dos objetos apresentados é de ornamentação pessoal, como broches, brincos, anéis e braceletes. Isso é explicável. "Grande parte do conhecimento que se tem desse período se deve às escavações de câmaras mortuárias de príncipes e nobres, que se faziam enterrar com os objetos que os fariam se lembrar de seu poder em vida", disse Giuseppina Cianferoni, curadora da mostra.
Segundo Cianferoni, apesar de bem delimitado, é possível notar uma evolução na cultura etrusca nesse curto período.
No final do século 8 a.C., as decorações eram mais esquemáticas e geométricas. No início do século 6 a.C., ganharam motivos mais ornamentais e expressões mais naturalistas, com maior riqueza de cores e formas.
A decadência etrusca foi motivada pelo avanço dos romanos sobre as cidades da região, que caíram facilmente, pois eram independentes entre si e não formavam uma nação coesa. Volterra e Fiesole, as últimas a cair, resistiram até o século 1 a.C.
A mostra foi criada especialmente para São Paulo, para dar um embasamento cultural à visita do primeiro-ministro italiano, Romano Prodi, ao Brasil.
Além da mostra das peças etruscas, a Pinacoteca recebe ainda as exposições "Design em Prata", com peças italianas dos últimos 20 anos, e "Ouro de Autor", com peças exclusivas assinadas por grandes designers.

Mostras: Italica Ornamenta (A Magnificência dos Príncipes Etruscos, Ouro de Autor e Prataria Italiana - Seleção Design) Onde: Pinacoteca do Estado (praça da Luz, 2, tel. 011/227-6329) Vernissage: hoje, às 11h30 (apenas para convidados) Quando: de amanhã a 12 de abril (terça a domingo), das 10h às 18h Quanto: R$5 e R$ 2 (estudantes)


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.