São Paulo, quinta-feira, 03 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ozzy Osbourne se diz "sobrevivente do heavy metal"

O veterano cantor britânico de 59 anos retorna ao país para shows no Rio de Janeiro (hoje) e em São Paulo (sábado)

Artista promete "surpresa" nas canções que mostrará no país; em entrevista, ele afirma estar preocupado com o aquecimento global

3.jun.2002/Associated Press
O cantor inglês Ozzy Osbourne, que participa de festival que passa por São Paulo e Rio

THIAGO NEY
DA REPORTAGEM LOCAL

"Não gosto muito do apelido "padrinho do metal". Prefiro ser chamado de "sobrevivente do metal"." Em quatro décadas de rock and roll, Ozzy Osbourne consumiu drogas pesadas, centenas de hectolitros de álcool, mordeu animais como morcegos e pombos e, em um acidente com um quadriciclo em 2003, quebrou a clavícula, seis costelas e uma vértebra do pescoço. O sobrevivente retorna ao Brasil para shows no Rio (hoje) e em São Paulo (sábado).
Ozzy conversou com a Folha por e-mail ("Não uso internet; estou sentado com a assistente da minha mulher, que está digitando minhas respostas") sobre sua nova vinda ao Brasil (a primeira vez aconteceu no Rock in Rio de 1985).
A respeito das músicas que irá tocar, o cantor de 59 anos despista: "Não quero contar quais canções estarão nos shows, estragaria a surpresa".

Família e cachorros
A paternidade do heavy metal é controversa. Para alguns, ele nasceu com o Led Zeppelin; para outros, o termo surgiu para classificar performances de Jimi Hendrix. Mas muitos concordam em um ponto: foi a partir do Black Sabbath, grupo formado por Ozzy Osbourne em 1968, que o gênero recebeu seus principais genes.
Ozzy ficou na banda até o final dos anos 1970, quando foi demitido pelo restante da banda devido ao seu alto consumo de drogas e álcool. Nos anos 1980, em carreira solo, lançou discos irregulares, mas que geraram boas vendas.
Sua carreira ganhou impulso em 1996, quando começou a promover o festival de heavy metal Ozzfest.
(O festival tem um episódio curioso. Na edição de 2005, uma das atrações convidadas era o Iron Maiden. A banda foi recebida com ovos pelo público, e eles acusaram a mulher de Ozzy, Sharon, de ter iniciado a ação. "Sobre esse assunto, você deve perguntar à minha mulher", disse Ozzy à Folha.)
A partir de 2002, Ozzy ganhou fãs de fora do circuito do metal (como o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush). Com sua mulher, Sharon, os filhos Jack e Kelly e os vários cachorros (um deles, Lola, foi responsável por aumentar, no Brasil, a procura por buldogues ingleses...), estrelou a bem-sucedida série "The Osbournes", reality show sobre o cotidiano da família.
"Minha relação com meus filhos está ótima. Eles não me dão mais nenhum problema", diz o cantor. "E meus cachorros estão ótimos também. Não sei a respeito dos vizinhos..."

Aquecimento global
Questionado sobre o que costuma fazer quando não está em turnê, Ozzy diz que adora "assistir a documentários, de todos os tipos, na televisão".
E se mostra preocupado com o aquecimento global: "Acho que qualquer um que tenha metade do cérebro tem de estar preocupado com o aquecimento global. O que nós deveríamos fazer e o que nós estamos fazendo são duas coisas diferentes. Espero que algum dia possamos resolver esse problema".
Além de Ozzy, o evento terá Rod Stewart, amanhã, em São Paulo, e sábado, no Rio.


Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Em entrevista ao som de trilha barulhenta, Ozzy diz que não se aposentará
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.