São Paulo, sexta-feira, 03 de abril de 2009

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Marca cria museu para valorizar moda da China

EM XANGAI

No quinto andar da loja matriz da grife de Zhou Chengjian, em Xangai, foi inaugurado o Museu Metersbonwe do Figurino Chinês. A ambição da grife é recuperar e prestigiar a história da moda na China. "Para criar uma marca é fundamental integrar tecnologia, cultura e arte", diz o proprietário da Metersbonwe. "É bom que os jovens chineses conheçam essa cultura do vestir chinês." Com 5.000 peças, as principais atrações são trajes imperiais da dinastia Qing (1644-1911), roupas das minorias étnicas chinesas e várias versões do qipao, aquele vestido justo e colorido que é a base do figurino da atriz Maggie Cheung no filme "Amor à Flor da Pele", realizado em 2000 pelo diretor Wong Kar-wai.
Ainda que nas coleções da Metersbonwe o visual seja decididamente ocidental, Zhou diz que pretende incorporar "elementos chineses" na moda de sua grife. "Só quando integrarmos a cultura chinesa em nossas roupas é que poderemos criar um estilo fashion genuinamente chinês", diz o empresário. "Desejamos competir no mercado internacional como criadores, não como seguidores."
Na prática, porém, a tradição parece não atrair muito os jovens chineses. No domingo em que a Folha visitou o museu, havia menos de 20 pessoas ali, enquanto centenas de chineses se acotovelavam nos outros quatro andares da loja matriz, apreciando as moderninhas roupas da marca. (RJL)

O site do museu oferece uma visita virtual.
O endereço é: www.mbmuseum.org/english/index.html



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