São Paulo, sábado, 3 de maio de 1997.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Revista `Cultura Vozes' reúne sem-terra, gregos e cinema

DENISE MOTA
da Redação

Os sem-terra dão o tom à revista ``Cultura Vozes'' do bimestre.
A luta pela terra é tema do editorial desta edição, ``A luta pela vida no Pontal do Paranapanema'', assinado pelo senador Eduardo Suplicy (PT-SP). Suplicy conta sua visita de quatro dias à região e as impressões do dia-a-dia que presenciou no acampamento Água Branca, onde pernoitou.
Também sobre os trabalhadores sem terra, a seção ``Focus'' trata do ``Movimento dos `Sem-Terrinha'''. O ensaio fotográfico, assinado por Douglas Mansur, retrata, em sete imagens, a rotina das crianças dentro dos acampamentos.
Fora do tema agrário, a revista publica uma coletânea de autores gregos antigos pouco conhecidos.
Em tradução de Antonio Medina Rodrigues, professor de literatura grega da USP, estão publicados textos como elegias guerreiras do poeta grego Calino -que viveu no século 7- e a lírica amorosa do poeta e flautista Mimnermo, também do século 7.
Outro destaque da publicação é o ensaio ``Pabst e o Holocausto'', em que o historiador Luiz Nazário questiona o exílio do cineasta alemão Georg Wilhelm Pabst durante a Segunda Guerra.
Nazário defende que a inserção do diretor no rol dos exilados não passou de um mal-entendido histórico e que Pabst chegou a participar da produção de filmes de conotação nazista nos anos 40.
A ``Cultura Vozes'' ainda traz uma análise do livro ``Quem Não se Comunica se Trumbica'', de Florinda Barbosa e Lucia Rito, em que Barbosa, viúva de Chacrinha, narra passagens da vida do apresentador e traça um panorama da TV entre os anos 60 e 70.

Revista: Cultura Vozes Editora: Vozes (011/605-7144 e 256-0611)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright 1997 Empresa Folha da Manhã