São Paulo, quarta-feira, 03 de maio de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

JOSÉ SIMÃO

Súditos de Sula Miranda x Maníacos do Pedágio!

Buemba! Buemba! Macaco Simão Urgente! Hoje eu vou entregar a coluna de caminhão! Greve dos caminhoneiros! A famosa greve Sula Miranda. Ela ainda é a rainha dos caminhoneiros? Até agora não apareceu ninguém pra substituir. E rádio de caminhão não sintoniza bem, e eles não percebem que ela desafina!
E o FHC, que só anda de iate, devia mudar o ministério: Transportes, Sula Miranda. Defesa, Dida! Planejamento e Gestação: Luciana Gimenez!
Súditos de Sula Miranda x Maníacos do Pedágio! Agora os trucanos (só no truque) querem dar outro truque: o vale-pedágio. No Brasil tem muito vale. A maior prova que o real não vale nada é que tem muito vale: vale-refeição, vale-transporte, vale-pedágio! E o real não vale nada!
E um amigo meu quer um vale-pedágio pra visitar a mãe. Só pra visitar a mãe, ele paga dez pedágios. Ou visitar a mãe é coisa de baderneiro?!
E um outro encontrou um caminhoneiro pagando num só pedágio 28 reais. Aí ele perguntou: "É pedágio ou multa?". Rarará! E na Bahia os caminhoneiros já inventaram um adesivo pra não pagar pedágio: "Não sou dono do mundo, mas sou parente do ACM". Passa direto!
E o sinistro dos Transportes diz que todo brasileiro tem direito de ir e vir. Desde que paguem os pedágios. Ops, desde que tenham grana pra pagar o pedágio.
Pedágio é invenção do Covascilante, o nosso maior Maníaco do Pedágio. Um pedagicida! Covágio! Quando você passa por uma estrada e vê uma placa "homens trabalhando", pode saber que estão construindo adivinha o quê? Um pedágio, uma praça de pedágio e mais uma praça de pedágio para mais um pedágio!
Acaba de sair o novo sistema métrico brasileiro. Um pedágio igual a dez quilômetros. Quanto é daqui até Vitória do Espírito Santo? Cem pedágios!
E a única coisa que ficou desabastecida na última greve dos caminhoneiros foi o suco de laranja do meu professor de ginástica! E eu lembro também que, quando ficou escassa a mexerica, o feirante botou a placa "pokam de luxo". E dobrou o preço. Rarará!
E as profissões mais valorizadas do momento: cobrador de pedágio, ajudante de cobrador de pedágio, músico pra bandinha da praça do pedágio e humorista pra "A Praça do Pedágio É Nossa"! E, com o preço dos pedágios e da gasolina, um amigo meu diz que só anda de bicicleta ergométrica. Pelo menos só gasta calorias!
E aí a ambulância estava levando um ferido quando um enfermeiro perguntou pro outro: "Você está mexendo no bolso do acidentado pra ver a documentação?". "Não, é pra pegar a grana pro pedágio!". Eu quero um vale-pedágio pra gozar! O meu espermatozóide tem direito de ir e vir!


E-mail: simao@uol.com.br



Texto Anterior: Filmes e TV paga
Próximo Texto: Outro canal - Anna Lee: Livro de Domingos Meirelles gera série
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.