UOL


São Paulo, sábado, 03 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÔNICA BERGAMO

Ana Ottoni/Folha Imagem
CROISSANT A jornalista Iara Crepaldi pode dizer sem medo que conhece uma França descoberta por poucos; ela dá dicas de lugares inusitados que visitou na capital francesa, no livro "Os Endereços Curiosos de Paris", que lança segunda-feira, na Fnac

Bom para o coração
Suco de uva faz tão bem para o coração quanto um bom vinho tinto. É o que diz um estudo recém-concluído do Incor. O instituto estudou os efeitos da uva no organismo.
 
Dois grupos, com 15 pessoas cada um, tomaram doses alternadas de suco e de vinho, com intervalos em que ficavam sem nenhum dos dois. "Tanto o vinho quanto o suco aumentaram, no mesmo nível, a capacidade de dilatação das artérias. Mas o suco não tem o álcool, que faz mal para algumas pessoas", explica o cardiologista Protásio Lemos da Luz, orientador da pesquisa.
 
A explicação para o benefício está nos flavonóides, substâncias presentes na uva e também na maçã, na cebola, no chá preto e no mate. Elas dificultam a formação de placas de gordura que geram doenças cardíacas.

LISTA
A provável nomeação do procurador do Rio Joaquim Barbosa para o STF fará com que Minas Gerais emplaque seu 29º ministro em toda a história republicana -ele nasceu no Estado. Na frente de Minas, só o Rio, que já teve 30 ministros no Supremo. São Paulo, por exemplo, só teve 22. O levantamento é do ministro Carlos Velloso.
 
Barbosa, considerado o primeiro negro que ocupará a casa, já foi antecedido por dois mulatos. Velloso, citando estudo da historiadora Leda Boechat, lembra que o jurista mineiro Pedro Lessa, que tomou posse em 1907, era mulato claro, e Hermenegildo Rodrigues de Barros, que tomou posse em 1919, mulato escuro.

BIOGRAFIAS
Revelação inédita de Ilmar Galvão, ministro do STF que acaba de se aposentar: "Recebi muitas cartas, com ameaças à minha vida e à de meus familiares". Isso, completa, na época do impeachment de Fernando Collor, processo que ele relatou. Ilmar não acusa o ex-presidente, e diz também que logo percebeu que as ameaças não seriam efetivadas. A entrevista vai ao ar hoje, na TV Senado.

LIÇÃO DE CASA
O senador Eduardo Suplicy foi chamado pelo prefeito do Rio, Cesar Maia, do PFL, para ensinar ao primeiro escalão do governo da cidade o que é o projeto de renda mínima. Suplicy faz palestra na segunda.

ELES MERECEM
Logo depois do último dia de expediente do Fasano no seu atual endereço, na Haddock Lobo, Rogerio Fasano vai fechar a casa e todos os seus funcionários -dos garçons aos faxineiros- terão seu dia de clientes VIP. Serão atendidos por garçons de outras casas do grupo.

LUXO
Vai ser com traje black-tie e máscaras e festa de 50 anos do piloto Xande Negrão, hoje, no Jockey. Organizada por sua mulher, Vera, a festa acontece nos jardins do clube, sob tendas e com bufê de Charlô Whately.

LOIRA
A modelo Cláudia Schiffer está à frente de Sigmund Freud, Albert Einstein e Mozart na eleição promovida pelo canal de TV alemão ZDF para escolha da pessoa mais importante e representativa da história da Alemanha, que terá a vida relatada num programa.

@ - bergamo@folhasp.com.br

COM CLEO GUIMARÃES E ALVARO LEME

GILBERTO GIL

"Mi-nis-tro!!! Mi-nis-tro!!!"

Sorte de Sandro da Silva, 24, filho de Lula, que o presidente liberou Gilberto Gil para fazer shows aos sábados, domingos e feriados. Sandro e Marlene, sua mulher, engrossaram a torcida jovem do ministro no Tom Brasil, anteontem, no show "Kaya N'Gan Daya" -o primeiro pago, em SP, depois que Gil virou autoridade, com ingressos de R$ 30 a R$ 70.
 
Sandro bem que tentou ficar escondidinho, na mesa do médico -e amigão- Roberto Kalil. A aparência de brasileiro-mais-do-que-comum, de jeans e tênis, ajudou, mas por pouco tempo.
 
Logo na primeira música, Gil levantou a galera jovem, que deixou as mesas e formou um cinturão que pulava e berrava, braços para o alto: "Mi-nis-tro!!! Mi-nis-tro!!! Mi-nis-tro!!!". E Sandro, mãos para cima: "Mi-nis-tro!!! Mi-nis-tro!!!".
 
"Don"t worry about a thing", tudo vai ficar bem, cantava Gil -às voltas, em Brasília, com a falta de verbas para o MinC. E a galera: "Mi-nis-tro!!". "Então vou contar uma história", disse Gil. "Fui para Minas, e aí inaugura praça, discursa. E o povo: "Canta, canta!". Cantei. Uma mulher falou: "Esse é ministro da Cultura -e prova!".
 
Mais música. "O governador promete, mas o sistema diz não." Gil, autoridade, faz caretas, mostra a língua. "A usura dessa gente já virou um aleijão." Mais tarde, no camarim, Sandro vai dar aquele abraço no ministro. "Esse ministro, tão popular, o seu pai não vai poder demitir", provoca a coluna. "Não, esse ele não demite de jeito nenhum", diz o filho de Lula.

CURTO-CIRCUITO

Em benefício da Cruzada Pró-Infância e da Colméia, a 13ª edição da Feira do Aconchego acontece do dia 6 ao dia 10, na sede da Colméia, na rua Marina Cintra, 97, Jardim Europa, às 10h.
A cantora Vânia Bastos se apresenta em um concerto para piano e voz no Sesc Pompéia, hoje e amanhã, às 21h.
Com a peça "A Farsa do Monumento", a companhia Tablado de Arruar dá início a uma série de ações culturais no centro da cidade, hoje, às 12h, na praça da Sé.



Texto Anterior: Programação de TV
Próximo Texto: A taxonomia de Harold Bloom
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.