São Paulo, domingo, 03 de maio de 2009

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Eu já vi esse filme!

TV paga reprisou 55% dos filmes de sua programação em abril; o campeão, "Mais Velozes Mais Furiosos", foi ao ar 29 vezes ao longo do mês

AUDREY FURLANETO
DA REPORTAGEM LOCAL

Maria Elysia Moreira, 29, passou abril com sensação de "déjà vu", aquela de já ter visto a mesma cena antes. Era assim, diz ela, sempre que ligava a TV num dos canais de filmes e séries de que tanto gosta -ela paga mais de R$ 300, entre TV e internet, para ter um dos pacotes mais completos da Net.
Decidida a "entender" a sensação, iniciou uma lista da programação dos canais e descobriu: "Mudava da Fox para a TNT, e era o mesmo filme passando. Contei pelo menos oito vezes "Closer", perdi as contas de "Mais Velozes Mais Furiosos", e por aí vai".
De fato, seria fácil perder as contas em "Mais Velozes Mais Furiosos". Foi o filme mais reprisado da TV paga em abril: passou 29 vezes, quase preenchendo o calendário mensal.
A lista segue: "Acampamento do Papai" e "Tá Dando Onda" foram exibidos 21 vezes cada um; "Johnny e a Bomba", 20 vezes; "Charlie e Eu"; 18 vezes; "Como Comer Minhocas Fritas" e "O Homem da Casa", 17 vezes. Há também "Querida, Encolhi as Crianças" (sim, é aquele blockbuster de 1989) com 11 exibições ou "Apollo 13", de 1995, dez vezes na programação do mês. Enfim, dos 2.667 títulos que os 28 canais voltados para filmes na TV paga programaram para abril, 55% (mais de 1.400 longas) foram ao ar mais de uma vez -de acordo com os cálculos da Folha.
O canal campeão em reprises é o HBO Family, que teve pelo menos 228 reprises no mês (veja a metodologia do levantamento abaixo). Procurada pela Folha ao longo de 15 dias, a emissora, que também ocupa segundo e terceiro lugares no ranking com o braço HBO Plus e seu principal HBO, não quis comentar os números.
Para Marcello Coltro, vice-presidente de vendas da MGM, canal que aparece em quarto lugar entre as reprises, uma das premissas da TV paga é repetir. O motivo: oferecer mais horários de um mesmo filme para o telespectador. "Existe uma grande oferta de canais de TV por assinatura e, portanto, a repetição é necessária para buscar a audiência que flutua em diferentes canais, horários e dias da semana", explica. "Os canais devem promover e transmitir seus filmes com mais frequência, uma vez que o espectador escolhe sua programação no "zapping" do controle remoto."

Pacote de reprises
Além disso, as emissoras devem atender às "janelas" previstas em contrato com os estúdios que vendem os filmes. Funciona assim: antes de chegarem à TV paga, os títulos passam pela "janela" exclusiva dos cinemas; em seguida, há outras "janelas", como locadoras de vídeo, pay-per-view e os chamados canais premium, que conseguem comprar longas com exclusividade por determinado período.
Os canais básicos, como MGM, TNT, Fox, entre outros, obtêm os filmes depois e sem exclusividade: todos compram e suas "janelas" podem coincidir -o que explica "Mais Velozes Mais Furiosos", por exemplo, 29 vezes em seis canais ao mesmo tempo. Para completar, os filmes são vendidos em pacotes: compra-se uma estreia e leva-se também títulos de acervo, com "janelas" previstas em contrato.
"Um estúdio pode vender 20 filmes dele, 20 de coprodutores e 50 reprises. O comprador precisa desses filmes para preencher a programação", afirma Helios Alvarez, diretor do A&E no Brasil, que foi diretor, durante 35 anos, da Columbia Pictures para a América Latina.
Para a diretora de programação da Fox no país, Kátia Murgel, não há desequilíbrio na relação entre estreias e reprises. "A exibição dos filmes em vários horários é uma maneira de privilegiar o telespectador. A TV fechada pretende fazer com que ele não saia prejudicado em nenhum momento, caso não tenha conseguido assistir a um determinado filme", afirma.


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