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Eu já vi esse filme!
TV paga reprisou 55% dos filmes
de sua programação em abril;
o campeão, "Mais Velozes Mais Furiosos", foi ao ar 29 vezes ao longo do mês
AUDREY FURLANETO
DA REPORTAGEM LOCAL
Maria Elysia Moreira, 29,
passou abril com sensação de
"déjà vu", aquela de já ter visto
a mesma cena antes. Era assim,
diz ela, sempre que ligava a TV
num dos canais de filmes e séries de que tanto gosta -ela paga mais de R$ 300, entre TV e
internet, para ter um dos pacotes mais completos da Net.
Decidida a "entender" a sensação, iniciou uma lista da programação dos canais e descobriu: "Mudava da Fox para a
TNT, e era o mesmo filme passando. Contei pelo menos oito
vezes "Closer", perdi as contas
de "Mais Velozes Mais Furiosos", e por aí vai".
De fato, seria fácil perder as
contas em "Mais Velozes Mais
Furiosos". Foi o filme mais reprisado da TV paga em abril:
passou 29 vezes, quase preenchendo o calendário mensal.
A lista segue: "Acampamento
do Papai" e "Tá Dando Onda"
foram exibidos 21 vezes cada
um; "Johnny e a Bomba", 20
vezes; "Charlie e Eu"; 18 vezes;
"Como Comer Minhocas Fritas" e "O Homem da Casa", 17
vezes. Há também "Querida,
Encolhi as Crianças" (sim, é
aquele blockbuster de 1989)
com 11 exibições ou "Apollo 13",
de 1995, dez vezes na programação do mês. Enfim, dos
2.667 títulos que os 28 canais
voltados para filmes na TV paga
programaram para abril, 55%
(mais de 1.400 longas) foram ao
ar mais de uma vez -de acordo
com os cálculos da Folha.
O canal campeão em reprises
é o HBO Family, que teve pelo
menos 228 reprises no mês
(veja a metodologia do levantamento abaixo). Procurada pela
Folha ao longo de 15 dias, a
emissora, que também ocupa
segundo e terceiro lugares no
ranking com o braço HBO Plus
e seu principal HBO, não quis
comentar os números.
Para Marcello Coltro, vice-presidente de vendas da MGM,
canal que aparece em quarto
lugar entre as reprises, uma das
premissas da TV paga é repetir.
O motivo: oferecer mais horários de um mesmo filme para o
telespectador. "Existe uma
grande oferta de canais de TV
por assinatura e, portanto, a repetição é necessária para
buscar a audiência que flutua em diferentes canais,
horários e dias da semana",
explica. "Os canais devem
promover e transmitir seus
filmes com mais frequência, uma vez que o espectador escolhe sua programação no "zapping" do controle remoto."
Pacote de reprises
Além disso, as emissoras
devem atender às "janelas"
previstas em contrato com
os estúdios que vendem os
filmes. Funciona assim: antes de chegarem à TV paga, os
títulos passam pela "janela" exclusiva dos cinemas; em seguida, há outras "janelas", como
locadoras de vídeo, pay-per-view e os chamados canais premium, que conseguem comprar longas com exclusividade
por determinado período.
Os canais básicos, como
MGM, TNT, Fox, entre outros,
obtêm os filmes depois e sem
exclusividade: todos compram
e suas "janelas" podem coincidir -o que explica "Mais Velozes Mais Furiosos", por exemplo, 29 vezes em seis canais ao
mesmo tempo. Para completar,
os filmes são vendidos em pacotes: compra-se uma estreia e
leva-se também títulos de acervo, com "janelas" previstas em
contrato.
"Um estúdio pode vender 20
filmes dele, 20 de coprodutores
e 50 reprises. O comprador precisa desses filmes para preencher a programação", afirma
Helios Alvarez, diretor do A&E
no Brasil, que foi diretor, durante 35 anos, da Columbia Pictures para a América Latina.
Para a diretora de programação da Fox no país, Kátia Murgel, não há desequilíbrio na relação entre estreias e reprises.
"A exibição dos filmes em vários horários é uma maneira de
privilegiar o telespectador. A
TV fechada pretende fazer com
que ele não saia prejudicado em
nenhum momento, caso não
tenha conseguido assistir a um
determinado filme", afirma.
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