São Paulo, sábado, 03 de junho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA ERUDITA
Orquestra inicia série gratuita

DA REPORTAGEM LOCAL

Os 15 instrumentistas de cordas da Orquestra de Câmara Villa-Lobos fazem amanhã, às 16h30, no teatro São Pedro, de graça, o primeiro concerto da série "Sempre aos Domingos", que trará mensalmente peças de compositores de várias nacionalidades.
Para hoje, serão autores do barroco alemão: Pachelbel, Haendel, Telleman e Bach. Deste, o "Concerto em Lá Menor" (BWV 1065), composto para cordas e quatro cravos, será interpretado em transcrição para violões, com o Quarteto Quaternaglia: Paulo Porto Alegre, Eduardo Fleury, Fábio Ramazzina e Sidney Molina.
Em julho, o concerto trará compositores italianos e, em agosto, norte-americanos, seguindo-se russos, brasileiros e austríacos.
A Villa-Lobos é uma boa e curiosa surpresa no panorama da música erudita paulista. Criada há oito anos, ela já passou por duas reformulações radicais que deixaram apenas cinco dos músicos do núcleo original.
O conjunto foi de início patrocinado pelo Banespa (cujo nome incorporava em excursões pelo interior do Estado). Em seguida, tornou esporádico seu contato com o público.
Esses fatores não invalidam seu currículo artístico, como o de ter se apresentado com solistas como Nelson Freire, Antonio Meneses, Mischa Maisky, Ingrid Haebler e Régis Pasquier. Ou de ter excursionado duas vezes pela Argentina e de ter recebido da APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) o prêmio de melhor conjunto instrumental, já no ano de sua fundação (1992).
Ela gravou dois CDs, com obras de Villa-Lobos, Santoro, Nepomuceno e Edino Krieger.
Em sua última reformulação, a função de spalla (primeiro-violino), antes assegurada por Cláudio Cruz, passou a ser exercida por Betina Stegman, da Orquestra Sinfônica Municipal. Oito dos instrumentistas pertencem à Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado), entre eles o violista Peter Pas e os violoncelistas Roman Mekinulov e Marialbi Trisolio.
Em resumo, uma grande opção cultural para este domingo.
(JOÃO BATISTA NATALI)



Concerto: Orquestra de Câmara Villa-Lobos Onde: teatro São Pedro, r. Barra Funda, 171, tel. 0/xx/11/3667-0499
Quando: amanhã, às 16h30 Quanto: grátis



Texto Anterior: Brazilian Film Festival: Miami abre portas para o cinema nacional
Próximo Texto: Música: Eugénia celebra ligação de 20 anos com o Brasil
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.