São Paulo, sábado, 03 de junho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA
Eugénia celebra ligação de 20 anos com o Brasil

ESPECIAL PARA A FOLHA

A cantora portuguesa Eugénia Melo e Castro não está na extensa programação bilateral das comemorações do descobrimento -só este mês tem maracatu tradicional, em Lisboa, e Tom Zé, Margareth Menezes, Arnaldo Antunes e Zeca Baleiro, no Porto-, mas sua ligação com o Brasil, como na marcha carnavalesca, cada vez aumenta mais.
Hoje e amanhã, no Sesc Pompéia, ela apresenta o show "Surpresas", que, com repertório majoritariamente brasileiro, celebra 20 anos de ligações musicais com o Brasil (embora ela tenha estreado em disco em 1982).
A música que dá nome ao show é uma parceria com Gonzaguinha, que ela pretendia gravar logo após sua feitura, mas, com a morte do cantor, receou passar por aproveitadora.
Atualmente, aos domingos, na TV Cultura, Eugénia também pode ser vista apresentando o programa "Atlântico", que ela concebeu e produziu em 98.
Nele, Eugénia e o arroz-de-festa Nelson Motta reúnem num estúdio músicos brasileiros e portugueses, que jogam conversa fora e eventualmente cantam.
Catorze desses encontros foram ao ar ano passado pela televisão estatal RTP1, em Portugal.
Além disso, ela se mantém fiel ao seu arranjador preferido, o mineiro Wagner Tiso, que participa do show de hoje.
O espetáculo do Sesc promove, de maneira invertida, o disco homônimo, a ser lançado ainda este semestre pela Eldorado. Nele, a cantora gravou duetos com brasileiros em repertório de sempre: Tom Jobim, Chico Buarque, Caetano Veloso, Milton Nascimento (bem, há Simone).
No palco, além de Tiso ao piano, Eugénia terá David Chew e Fernando Bru (violoncelos), Ana de Oliveira e Mariana Salles (violino), Nayram Pessanha (viola), Omar Cavalheiro (rabecão) e Bochecha (bateria e percussão). O repertório abre ainda para Herbert Vianna e Arnaldo Antunes, além de alguns gracejos portugueses. Se inquirida, Eugénia não se furtará a cantar um de seus principais hits no Brasil, "Cocaína", do cancioneiro de Sinhô.
(PAULO VIEIRA)


Show: Eugénia Melo e Castro Onde: Sesc Pompéia (rua Clélia, 93, Pompéia, tel. 0/xx/11/3871-7700) Quando: hoje, às 21h, e amanhã, às 18h Quanto: R$ 15


Texto Anterior: Música Erudita: Orquestra inicia série gratuita
Próximo Texto: Histórias em quadrinhos: O imortal Spirit, de Will Eisner, completa 60 anos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.