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TELEVISÃO
TV quer manter assinantes com milhagens
DA SUCURSAL DO RIO
Depois de dois anos de estagnação, o mercado de TV paga começa a reagir, mas sua ênfase não é
somente na busca de novos assinantes. Para as operadoras, mais
que conquistá-los, é preciso mantê-los. Com essa idéia em mente, a
TVA lançou sua versão de um sistema de milhagem.
"Conquistar um assinante novo
custa caro. Então, depois que ele
está conosco, precisamos mantê-lo, e para isso é preciso o que chamamos de ações de fidelização,
que o mantém fiel ao nosso produto", explica Luiz Eduardo Baptista, diretor-geral de Operações e
Programação da operadora.
O nome do programa é TVA
Relacionamento e funciona atribuindo pontos para rotinas como
o pagamento de mensalidades
(em dia ou antecipada), o uso de
débito automático e a instalação
de um ponto extra, por exemplo.
O assinante junta esses pontos e
troca por brindes.
"É um sistema complexo que
demorou um ano para ser implantado e idealizado. Fizemos diversas pesquisas e descobrimos
que o assinante quer ganhar brindes, desde que sejam objetos ou
serviços que estejam ligados ao
produto TV paga", diz Baptista.
Os brindes vão de bonés com os
logotipos de CNN, Discovery e
Fox, passam por assinaturas de
revistas, camisetas, televisores,
aparelhagens de som e podem
chegar a cruzeiros pelo Caribe.
Os programas de fidelização
não são propriamente uma novidade. Net, Sky, DirecTV e TVA
promovem shows, pré-estréias de
filmes e eventos esportivos e culturais. Também são ações de fidelização e são gerenciadas por setores específicos de cada empresa.
Mas o programa da TVA é inédito porque é dedicado integralmente ao público que usa os serviços da operadora. Nos próximos meses, os clientes dos sistemas Acesso e Ajato, de Internet de
alta velocidade, também serão beneficiados.
A iniciativa consolida também a
nova face do mercado de TV paga
no Brasil. Agora, para as operadoras, a TV por assinatura é só parte
de um negócio que envolve canais, acesso a Internet e conteúdo
em banda larga e deverá ganhar,
nos próximos anos, produtos como a TV interativa.
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