São Paulo, sábado, 03 de junho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO
TV quer manter assinantes com milhagens

DA SUCURSAL DO RIO

Depois de dois anos de estagnação, o mercado de TV paga começa a reagir, mas sua ênfase não é somente na busca de novos assinantes. Para as operadoras, mais que conquistá-los, é preciso mantê-los. Com essa idéia em mente, a TVA lançou sua versão de um sistema de milhagem.
"Conquistar um assinante novo custa caro. Então, depois que ele está conosco, precisamos mantê-lo, e para isso é preciso o que chamamos de ações de fidelização, que o mantém fiel ao nosso produto", explica Luiz Eduardo Baptista, diretor-geral de Operações e Programação da operadora.
O nome do programa é TVA Relacionamento e funciona atribuindo pontos para rotinas como o pagamento de mensalidades (em dia ou antecipada), o uso de débito automático e a instalação de um ponto extra, por exemplo. O assinante junta esses pontos e troca por brindes.
"É um sistema complexo que demorou um ano para ser implantado e idealizado. Fizemos diversas pesquisas e descobrimos que o assinante quer ganhar brindes, desde que sejam objetos ou serviços que estejam ligados ao produto TV paga", diz Baptista.
Os brindes vão de bonés com os logotipos de CNN, Discovery e Fox, passam por assinaturas de revistas, camisetas, televisores, aparelhagens de som e podem chegar a cruzeiros pelo Caribe.
Os programas de fidelização não são propriamente uma novidade. Net, Sky, DirecTV e TVA promovem shows, pré-estréias de filmes e eventos esportivos e culturais. Também são ações de fidelização e são gerenciadas por setores específicos de cada empresa.
Mas o programa da TVA é inédito porque é dedicado integralmente ao público que usa os serviços da operadora. Nos próximos meses, os clientes dos sistemas Acesso e Ajato, de Internet de alta velocidade, também serão beneficiados.
A iniciativa consolida também a nova face do mercado de TV paga no Brasil. Agora, para as operadoras, a TV por assinatura é só parte de um negócio que envolve canais, acesso a Internet e conteúdo em banda larga e deverá ganhar, nos próximos anos, produtos como a TV interativa.


Texto Anterior: Crítica: Peça descobre lesbianismo na heroína adolescente Joana d'Arc
Próximo Texto: Panorâmica: Salgado entra na disputa pelo troféu Juca Pato
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.