São Paulo, quarta, 3 de junho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Artista faz jogo entre passado e futuro

da Redação

Ao final da entrevista, na tarde de anteontem, enquanto Miguel Rio Branco montava a exposição, o sol irrompeu pelo interior da galeria, projetando-se exatamente sobre um de seus quadros.
Ele sacou uma máquina fotográfica da bolsa e registrou a cena. "O acaso sempre concorre", disse.
Sim, o acaso concorre, ainda que Rio Branco componha meticulosamente as cores no espaço do fotograma como um pintor elege os tons da sua palheta. Em geral, suas fotos possuem uma cor dominante e pinceladas de outros tons.
Rio Branco é um tipo raro de fotógrafo. Ele fotografa uma pessoa ou um cenário não para mostrar a pessoa ou o cenário, mas para revelar uma tensão existente entre o tempo que acaba de passar e o tempo seguinte. É a tensão entre o passado imediato, o brilho de luz eclipsado, e o futuro imediato, o indeterminado, a sombra.
Podemos dizer que toda fotografia é um fragmento de tempo morto represado num pedaço de papel. Rio Branco enfatiza isso, mas, pelo visor quadrado da sua rolleyflex, ele sempre deixa um ponto de fuga orientado para fora do quadro. Nesse pequeno detalhe, ávido de cor e luminosidade, ele viceja a possibilidade da vida. O tempo futuro. É ali que o pulso ainda pulsa.
No pequeno microcosmo de uma academia de boxe repousam todas as inquietações, tudo o que só um olhar atento pode perceber.
É nesse intrincado labirinto de tempos traduzidos em cores, luzes e sombras que o artista nos convida para entrar num outro tempo, abrir a porta da abstração e se deixar levar por instantes de impermanência. (EC)

Exposição: Miguel Rio Branco Quando: hoje, às 20h (abertura); de seg. à sex., das 10h às 19h, sáb., das 10h às 14h Onde: galeria Camargo Vilaça (r. Fradique Coutinho, 1.500, Vila Madalena, tel. 011/210-7390)
Preço das obras: de US$ 3.000 a US$ 8.000
Patrocinador: Fundação Vitae



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.