São Paulo, sexta, 3 de julho de 1998

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GASTRONOMIA
Imigração italiana inspira promoção em SP

Gabriela Azevedo Marques/Folha Imagem
Maria Montanarini, Maria do Carmo Carlini, Clóvis Siqueira e Monika Galloni, do Clube dos Restaurantes Italianos


CRISTIANA COUTO
especial para a Folha

Uma nova promoção gastronômica começa hoje e promete atrair os amantes das massas e risotos. Até 3 de setembro, 18 restaurantes italianos da cidade oferecem cardápios a R$ 18,78.
O valor é uma alusão ao ano de 1878, que alguns historiadores identificam como o marco da imigração italiana no Brasil.
A promoção "Italia a Tavola", do Clube dos Restaurantes Italianos de São Paulo, criado há dois meses, tem como objetivo principal promover as casas italianas que praticam uma cozinha menos simples do que as das tradicionais cantinas e pizzarias, mas que ainda preservam entre o público a pecha de careiras.
"A proposta é oferecer a cozinha italiana clássica, para um público exigente que aprecia comer bem e com conforto, por um preço melhor", diz Clóvis Siqueira, chef e proprietário do restaurante La Cave e presidente do clube.
Participam da promoção restaurantes tradicionais na cidade, como In Città, Casa Europa, Café Ristoro Romano, La Cave e Spaghetti Notte. Ao lado deles, outros mais recentes e não menos cotados, como Filomena, Alencar e Tartari's, os dois últimos comandados respectivamente pelos chefs Alencar (que também chefia a cozinha do Santo Colomba) e Luigi Tartari, italiano que está no Brasil há mais de quatro décadas.
O que o cliente vai apreciar é o sabor tradicional predominantemente do norte da Itália - agnolotti, capeletti, risoto, creme de funghi, escalope e ossobuco, uma variedade de molhos- com incursões modernas na confecção dos pratos.
Entre as sugestões típicas estão o capeletti in brodo, da região da Emilia-Romagna, servido no Café Ristoro Romano, o ossobuco à milanesa com risoto, do La Cave, e a panna cotta, doce de origem piemontesa servido no In Città.
A considerar o preço, há ofertas tentadoras como o stracotto ao vinho (lagarto marinado) com purê de batatas, especialidade do chef Alencar, e o cabrito ao vinho branco e alecrim com espaguete e brócolis, do Terme di Carcaralla.
Várias sugestões de menus mantêm a fórmula básica salada-massa-sorvete. As porções individuais são o contraponto dos pratos grandes, "para dois", oferecidos pelas cantinas. Os cardápios, muitos em italiano, como no caso do restaurante Vittorio, preservam a cultura da conversa com o maître.
Os menus contêm três opções de entrada, prato principal e sobremesa e são servidos no almoço e jantar em todos os estabelecimentos. Couvert, bebidas e serviço serão cobrados à parte.
Outros fatores estimularam a idéia da promoção: o início das férias, que reduz o movimento nos restaurantes, a concorrência dos deliverys, das novas casas que abrem a toda hora e a realidade financeira do país.
Ricardo Branco, proprietário do Vecchio Punto, espera um aumento de 30% a 50% no movimento da casa. A estimativa dos organizadores é de que compareçam 120 mil pessoas nos dois meses da promoção.
A experiência positiva do Clube dos Gauleses também deu o pontapé inicial na iniciativa italiana.
O Clube dos Gauleses reúne 16 restaurantes franceses de São Paulo que, desde o início do ano, praticam cardápios temáticos promocionais, entre eles o de R$ 19,98.
A idéia original veio de restaurantes nova-iorquinos que fizeram a mesma empreitada em 96, com cardápios a R$ 19,96.



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