São Paulo, sexta-feira, 03 de agosto de 2007

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Última Moda

ALCINO LEITE NETO - ultima.moda@folha.com.br

Bom Retiro conquista Jum Nakao

O estilista lança sua primeira coleção para a Nutrisport, fábrica do bairro paulista, e diz que as fashion weeks não passam de "bolhas" de imagem e publicidade

Discretamente, como se fosse um segredo bem guardado, uma das fábricas de roupas mais sólidas do Bom Retiro, a Nutrisport, chamou para diretor de criação e consultor um dos nomes mais talentosos e incensados da moda brasileira, o estilista Jum Nakao, 40.
A contratação ocorreu no final do ano passado. Neste mês, Jum lança a sua primeira coleção para a marca principal da empresa, a Nutrisport, e a segunda coleção da linha jovem CRZ. "Não sou o primeiro estilista conhecido que trabalha para uma fábrica no Bom Retiro, mas devo ser um dos primeiros que não esconde isso dos outros por achar que pode ser depreciativo", afirma Jum.
O Bom Retiro é uma das regiões mais dinâmicas da produção de roupas populares no Brasil. Por isso mesmo, costuma ser vítima de preconceitos dos consumidores endinheirados. Para Jum, porém, não há grande diferença entre o que tem sido vendido no Bom Retiro e nos Jardins, região das grifes de luxo em São Paulo.
"Tanto as classes populares brasileiras quanto a nossa elite não têm cultura de moda. Nos Jardins e na zona sul, o que predomina é roupa para peruas. Do contrário, teríamos aqui lojas dos inventivos estilistas belgas e japoneses", diz.
Jum também não se incomoda com insinuações de que algumas marcas do Bom Retiro preferem as cópias à criação original. "Isso é preconceito, porque o fenômeno da cópia atinge tanto o Bom Retiro e o Brás quanto os Jardins", diz. "Talvez nas passarelas das fashion weeks não se consiga ver isso tão claramente, porque as grifes tomam mais cuidado, mas se você for nas araras das lojas, vai perceber que a "importação de idéias" ocorre em toda parte", completa.
Como os criadores belgas e japoneses, Jum é movido pelo espírito inovador e experimental. Seu desfile de despedida da São Paulo Fashion Week, em 2004, com roupas de papel, é um marco da história da moda brasileira. Pesquisador incansável, dá aulas e é um dos mentores do Instituto Brasil de Arte e Moda (projeto do Masp, da Faap, da Abit e do Senai).
Além disso, costuma flertar com o design e as artes plásticas. Até domingo, está em cartaz no Museu Oscar Niemeyer, de Curitiba, a mega-instalação "Revolver", criada por ele, pelo cineasta Kiko Araújo e pelo cenógrafo Julio Dojcsar.
Jum também procura ser um estilista pragmático. Ele explica que não foi contratado pela Nutrisport para fazer um trabalho "egocêntrico". "Eles querem mudanças na empresa, sim, mas que não coloquem em risco o negócio que possuem." Para o diretor da Nutrisport, Sidney Knobloch, Jum foi escolhido por ser capaz de atualizar a marca sem desprezar o lado comercial.
Não é um trabalho fácil: exige desprendimento, contenção, criatividade e atenção ao consumidor. Mas o resultado da mudança já aparece nas coleções que chegarão às lojas: atualização das modelagens, renovação das estampas e detalhes sutis e charmosos -também resultado do trabalho dos estilistas Tatiane Pedo e Ezio Evy, que Jum indicou para coordenar a Nutrisport e a CRZ, respectivamente.
"Estamos explorando bastante o know-how de alfaiataria que a fábrica possui, acrescentando informação de moda à tradição da Nutrisport", diz.
A experiência no Bom Retiro tem rendido boas idéias ao estilista, sobretudo no que diz respeito à viabilidade de uma verdadeira cultura fashion no Brasil. Ele planeja lançar um projeto que incentive grandes redes lojistas ou fabricantes sólidos a contratarem estilistas de talento. "Esta associação é uma das alternativas para renovar a moda no país", defende.
Para Jum, falta "verdade comercial" à moda brasileira. "Falta materialidade financeira e produtiva. Os talentos da moda precisam dos aportes reais que só as grandes empresas possuem. Quem, entre os consumidores populares, já ouviu falar de Jum Nakao, Herchcovitch ou Sommer?", pergunta.
Na sua opinião, as fashion weeks viraram "bolhas" espetaculares, infladas pela publicidade e pela mídia. "As semanas de moda no país estão voltadas mais para a construção de imagem do que para a criação de negócios. É preciso incentivar modelos comerciais que valorizem os criadores brasileiros, levando a moda ao cotidiano das pessoas", diz.
com VIVIAN WHITEMAN

Nutrisport tem meio século

Fundada há 50 anos por Isidoro Knobloch, seu atual presidente, a Nutrisport tem três fábricas: uma no Bom Retiro e duas no interior paulista. Nelas, trabalham cerca de 400 pessoas para produzir as três marcas da empresa: Nutrisport, CRZ e Lilla Ka -esta, fora da alçada de Jum, e coordenada pela estilista Mayumi Ohtake.
"Chamamos Jum Nakao porque ele tem um nome respeitado no mercado, dada a sua atuação em outras marcas", diz Sidney Knobloch, diretor da Nutrisport. "Também achamos que ele seria a pessoa certa para atualizar a marca com um olhar artístico, mas sem perder de vista o lado comercial."
A Nutrisport é uma marca de roupas para senhoras que atende principalmente o atacado. A CRZ tem lojas na alameda Lorena, no Bom Retiro, no Brás e na Vila Guillherme. A Lilla Ka, que trabalha numa faixa intermediária entre senhoras e jovens, também está presente na Lorena e nos shoppings Higienópolis e Morumbi.

Bairro terá dois dias de desfiles

Os desfiles da 5ª edição do Bom Retiro Fashion Business -Primavera-verão 2008 acontecem nos próximos dias 6 e 7.
Vinte grifes que têm lojas na região participam do evento, que é direcionado a lojistas e aberto ao público em geral. Os desfiles acontecem em dois horários: às 12h e às 15h.
Em julho, a Câmara de Dirigentes dos Lojistas do Bom Retiro lançou um guia com 2.700 endereços do bairro. O guia está à venda em bancas de SP.

Evento Folha

Herchcovitch e Marília Carneiro debatem influência da TV na moda

O estilista Alexandre Herchcovitch e a figurinista Marília Carneiro, da TV Globo, participam na próxima segunda-feira, dia 6, do evento Arena da Moda, promovido pela Folha.
Os convidados vão discutir o tema "TV e a moda do brasileiro", a respeito da influência da teledramaturgia no estilo de rua dominante no Brasil.
O debate, que acontece das 19h às 21h30, no Teatro Folha, no shopping Higienópolis (av. Higienópolis, 618), terá mediação de Alcino Leite Neto, editor de Moda da Folha. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até domingo pelo site www.folha.com.br/eventos.
Herchcovitch é hoje um dos mais importantes estilistas do Brasil. Destaque do line-up da São Paulo Fashion Week, ele também participa da semana de moda de Nova York.
Marília é figurinista da Globo desde 1973 e coordenou as equipes de estilo de novelas como "Dancin" Days" (1978) e "América" (2005). Seu novo trabalho é "Milagre do Amor", a próxima novela das 18h.
No cinema, ela assina os figurinos de "O Primo Basílio", de Daniel Filho -que tem estréia prevista para a próxima sexta-feira-, e de dois outros filmes que devem chegar às telas neste ano: "A Guerra dos Rochas", de Jorge Fernando, e "Sexo com Amor", de Wolf Maya.


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