São Paulo, segunda, 3 de agosto de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jovens dançam toré na Alemanha

da Agência Folha, em Salvador

Além do trabalho desenvolvido por artistas famosos como Naná Vasconcelos, Carlinhos Brown e o grupo Olodum, a Bahia conta também com o apoio de profissionais anônimos no incentivo às artes e à cultura.
Depois de ter estudado pantomima e teatro de máscaras na Suíça e na Alemanha por oito anos, a professora baiana Eva Trochsler, 30, decidiu voltar ao Brasil para desenvolver um projeto com jovens índios, negros e mulatos interessados em expressar a cultura de seu país por meio das artes.
O resultado de três meses de ensaio vai ser apresentado durante as próximas duas semanas em Berlim (Alemanha), onde o grupo vai representar o Brasil em um encontro de jovens artistas estrangeiros, a convite do instituto Jagdschloss Glienike.
Além dos alunos da professora Trochsler, participam do encontro jovens artistas da Alemanha, França, Equador e Portugal.
"Também vamos fazer workshops para que os participantes dos vários países possam interagir e aprender uns com os outros", disse Trochsler.
O grupo Máscaras e Identidade, coordenado pela professora, é formado por nove estudantes de 16 a 21 anos.
O espetáculo conta a história do encontro entre povos que lutam pelo poder antes de aprender que a felicidade está na união.
Todo encenado com máscaras características da cultura popular brasileira, o espetáculo inclui toré (dança típica indígena), samba, maculelê, ciranda e outras coreografias que representam as culturas africana, indígena e ibérica.
Dirigido pelo musicólogo Ricardo Souza, o trabalho musical é baseado em canções populares e em melodias entoadas pelos tuxás (tribo que vive no norte da Bahia).
"O trabalho foi escolhido pelo instituto alemão porque é basicamente gestual, sem texto. Assim fica mais fácil a compreensão da nossa cultura por povos de outras línguas", disse Trochsler. (CG e LF)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.