São Paulo, segunda, 3 de agosto de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Centro ganha Quarteirão Cultural

da Agência Folha, em Salvador

Tombado pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) como patrimônio da humanidade, o centro histórico de Salvador vai ganhar um Quarteirão Cultural até o final do ano.
Formado por 18 casarões, o espaço prevê o funcionamento de livraria, casa de espetáculo, cinema, teatro, salas de exposição e escolas, além de um estacionamento.
Segundo o Ipac (Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural), o Quarteirão Cultural vai ocupar 19 mil metros quadrados. As obras de revitalização dos imóveis começaram há quatro meses.
Outra grande adaptação que será promovida pelo projeto é a transformação do Solar do Ferrão em centro cultural.
Com a construção do Quarteirão Cultural, o governo baiano vai transferir para o local o Museu do Postal, que funciona na rua Gregório de Matos (centro histórico).
Os quase 30 mil postais comprados pelo governo de um colecionador particular mostram os principais bairros e monumentos de Salvador no início do século.
Segundo o secretário estadual da Cultura, Paulo Gaudenzi, o Quarteirão Cultural também contará com um cinema que vai exibir exclusivamente filmes de arte.
"Também vamos construir uma livraria somente para os escritores da terra", disse.
Nos últimos cinco anos, o governo estadual recuperou cerca de 600 dos 3.000 imóveis do centro histórico de Salvador. (CG e LF)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.