São Paulo, Terça-feira, 03 de Agosto de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CINEMA
Curador do arquivo do cineasta vem à cidade este mês
Festival de curtas de São Paulo terá raridades de Orson Welles

IVAN FINOTTI
da Reportagem Local

Orson Welles contracenando com Lucille Ball. Orson Welles fazendo propaganda de uísque japonês. Quatro minutos de tomadas inéditas do filme "Cidadão Kane".
As improváveis cenas descritas acima poderão ser vistas este mês pelos paulistanos, durante o 10º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo. A sessão será composta por seis raridades do Arquivo Orson Welles.
Haverá ainda um debate com Gary Graver, que foi diretor de fotografia em três filmes de Welles e hoje é o curador e diretor do arquivo do cineasta. O evento, promovido pelo festival e pela Folha, acontece em 26 de agosto.
"Os curtas que levaremos para São Paulo são muito raros e mesmo grandes conhecedores da obra de Welles não os assistiram. São preciosidades", afirmou Graver, de seu escritório em Los Angeles (EUA).

Os curtas
O primeiro filme dirigido por Orson Welles, sete anos antes de "Cidadão Kane" (1941), foi esse "Os Corações da Idade". Curta de quatro minutos, filmado num domingo à tarde, "é uma paródia do primeiro filme de Jean Cocteau ("Sangue de um Poeta", 1934)", segundo o próprio Welles, que co-dirigiu e estrelou.
"Fonte da Juventude" é o primeiro telefilme de Welles. Estrelado e dirigido pelo cineasta, conta em meia hora a história de um cientista que descobre a poção da juventude. Foi produzido em 1958 para a rede de televisão ABC.
"I Love Lucy Recebe Orson Welles" é um episódio de 1956 da antológica série de Lucille Ball. Em 30 minutos, Lucy sonha ser a estrela de uma montagem de "Romeu e Julieta" ao lado de Welles.
A série "Comerciais para Uísque Japonês" é uma das várias publicidades estreladas pelo diretor. Welles costumava fazer comerciais entre seus longas para juntar dinheiro, mas nunca se interessou em dirigi-los.
"Truques Mágicos de Longas-Metragens" é uma colagem de dez minutos das performances de Welles fazendo truques de mágica nos longas "Follow the Boys" (1944) e "Black Magic" (1949).
Finalmente, há o "Trailer de Cidadão Kane", uma peça de quatro minutos contendo apenas cenas não incluídas no filme de 1941. O trailer também foi dirigido por Welles.
O Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo vai de 19 a 28 de agosto. Acontece no MIS, Espaço Unibanco, Estação Vitrine, Centro Cultural, Museu Lasar Segall e A Hebraica.
Todas as sessões terão entrada grátis. O patrocínio é da Enterpa Ambiental e a organização, da Associação Cultural Kinoforum. A direção é de Zita Carvalhosa.


Texto Anterior: Televisão: Canal Brasil faz retrospectiva dos premiados em Gramado
Próximo Texto: Música: Porão do Rock reúne 22 bandas e 20 mil pessoas em Brasília
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.