UOL


São Paulo, quarta-feira, 03 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GRANDE ANGULAR

"Somos ricos para resolver a fome"

Ana Ottoni/Folha Imagem
O fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, 59, que lança nesta semana em São Paulo campanha sobre sua ONG, Instituto Terra


Sebastião Salgado, 59, o fotógrafo brasileiro mais conhecido da atualidade, principalmente por seu trabalho de cunho social, está em São Paulo para lançar a campanha de sua ONG, Instituto Terra, sediada em Aimorés (MG) e responsável pelo maior reflorestamento atual de Mata Atlântica no Brasil. No intervalo, falou à coluna:
 

Folha - Sente-se mais à vontade num governo teoricamente de esquerda como o atual ?
Sebastião Salgado -
Não, nem é a questão, pois trabalhávamos bem com o outro governo, também. Tenho pouco mais de esperança com este, que tem preocupação social maior.

Folha - Foi chamado a colaborar com o atual governo?
Salgado -
Não, só fui convidado para a posse pelo Lula.

Folha - Se chamado, iria?
Salgado -
Não posso, trabalho tanto, fotografo tanto! Além disso, não sou político. Ficaremos melhor com os políticos lá e eu fotografando aqui.

Folha - Concorda com a crítica de que Lula apenas continua a política econômica de FHC?
Salgado -
Não critico, não. Seria muito difícil entrar e fazer uma modificação, significaria criar uma revolução, e isso daria numa coisa tipo Venezuela.

Folha - E o Fome Zero?
Salgado -
Devíamos trabalhar um pouco mais acima, muito mais na distribuição de renda. Pensar numa verdadeira reforma agrária. Sou contra solicitar ajuda externa ao Fome Zero. É problema nosso, que temos de assumir, somos ricos suficientes para resolver nossa fome.

Folha - Não sentiu vontade de cobrir a Guerra do Iraque?
Salgado -
Eu deveria ter ido ao Iraque em junho, não pela guerra, mas uma reportagem sobre o seu efeito na população civil, o número de pessoas que ficaram deficientes com bombas. Mas nenhuma revista quis.

Folha - E agora?
Salgado -
Faço "Gêneses", que durará oito anos. A vida da gente é muito curta...


Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Televisão - Daniel Castro: TV paga perde cliente, mas eleva receita
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.