UOL


São Paulo, quarta-feira, 03 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

TV paga perde cliente, mas eleva receita

João Miguel Jr./TV Globo
ASSÉDIO Murilo Benício e Giovanna Antonelli são cercados por fotógrafos em festa de "Chocolate com Pimenta", nova novela das seis da Globo, anteontem no Rio; Giovanna não está na novela

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

A base nacional de assinantes da TV paga caiu 0,5% entre abril e junho deste ano, pelo sexto trimestre consecutivo, mas o lucro das operadoras cresceu, segundo balanço divulgado anteontem pela ABTA (Associação Brasileira de Televisão por Assinatura).
De acordo com o relatório, o setor fechou o segundo trimestre com 3,461 milhões de assinantes, 17 mil a menos do que no final de março. O faturamento das operadoras, no entanto, atingiu R$ 1,6 bilhão, 15% a mais do que no mesmo período do ano passado.
Parte dessa conta está sendo paga pelo assinante que se manteve fiel ao serviço. O crescimento do faturamento das operadoras se deve ao aumento do preço das mensalidades (em média 25%) e mais publicidade nos intervalos (o veículo foi o único que cresceu no ano passado, 28,4%).
Outra parte está sendo paga pelas programadoras, que renegociaram o valor que cobram por seus canais, antes em dólares, agora em reais. Finalmente, houve aumento também de 5,5% de assinantes de acesso a internet de alta velocidade (145.405 mil).
Os dados da ABTA representam 93% das operadoras do país mais estimativa das restantes. O levantamento mais confiável é o da Pay-TV Survey (PTS), que ainda não divulgou os números do segundo trimestre. No primeiro trimestre, a PTS registrava 3,449 milhões de assinantes e a ABTA, 3,478 milhões (29 mil a mais).

OUTRO CANAL

Zero a zero 1
O "Jornal do SBT - 1ª Edição", que estreou anteontem no SBT, teve custo adicional de quase zero _todo o material era de agências internacionais, cujos serviços a emissora já assinava, e de afiliadas. Mas o lucro, no primeiro dia, também foi zero. Nenhum comercial pago foi exibido nos intervalos.

Zero a zero 2
A primeira edição do telejornal, apresentado pelas ex-"Casa dos Artistas" Cynthia Benini e Analice Nicolau (que mostraram as pernas), foi toda gravada antes de ir ao ar. No Ibope, deu média de 6 pontos, contra 7 da Record. Na segunda anterior, o SBT cravou 10 pontos no horário (19h30/20h), e a Record, 6.

Apito 1
Funcionários da TV Cultura farão uma manifestação na emissora na próxima segunda-feira, entre 11h e 12h, para chamar a atenção do conselho curador da Fundação Padre Anchieta (mantenedora da emissora), que se reúne nesse horário.

Apito 2
Os funcionários vão protestar contra o não-pagamento do dissídio, retroativo a maio, de 12%, dos radialistas (principal categoria profissional da Cultura).

Troféu
Pelo menos uma boa notícia para a Cultura: o programa infantil "Cocoricó", que vai bem no Ibope, acaba de ganhar prêmio no 1º Festival Prix Jeunesse Iberoamericano, no Chile.

E-mail - daniel.castro@uol.com.br


Texto Anterior: Grande angular: "Somos ricos para resolver a fome"
Próximo Texto: Programação de TV
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.