São Paulo, sexta-feira, 03 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CINEMA

País define seu candidato no dia 21; mais seis concorrem

"Olga" e "Pelé" tentam indicação pelo Brasil ao Oscar estrangeiro

DA REPORTAGEM LOCAL

Oito títulos foram inscritos no concurso do Ministério da Cultura que selecionará o indicado do Brasil na corrida pelo Oscar de melhor filme estrangeiro.
São eles: "Benjamim", de Monique Gardenberg, "Cazuza, o Tempo Não Pára", de Sandra Werneck e Walter Carvalho, "De Passagem", de Ricardo Elias, "O Outro Lado da Rua", de Marcos Bernstein, "Olga", de Jayme Monjardim, "Pelé Eterno", de Anibal Massaini, e os inéditos "Garrincha - Estrela Solitária", de Milton Alencar Jr., e "Redentor", de Cláudio Torres.
Pelas regras da disputa, estão aptos à indicação filmes estreados entre 1/10/2003 e 30/9/2004. "Redentor" estréia na próxima sexta-feira. "Garrincha" não tem lançamento definido.
A escolha do indicado brasileiro será feita no próximo dia 21, por comissão formada pelos cineastas André Sturm, Carla Camurati e Paulo Caldas, pelo exibidor Luiz Severiano Ribeiro e pelo crítico da Folha José Geraldo Couto.
A Academia de Hollywood indica, entre os candidatos de todos os países convidados a participar (são mais de 50 na próxima edição), apenas cinco para concorrer ao Oscar.
No próximo dia 8, ocorre no Rio de Janeiro a premiação da Academia Brasileira de Cinema, espécie de versão nacional do Oscar. Concorrem a melhor filme "Amarelo Manga", "Carandiru", "O Homem que Copiava", "Lisbela e o Prisioneiro" e "Separações".


Texto Anterior: Festival de Veneza tem protestos e nova geração do cinema argentino
Próximo Texto: "A Paixão Segundo Martins": A inacreditável alegoria brasileira de João Carlos Martins
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.