São Paulo, segunda-feira, 03 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crítica

Santiago de Salles adoraria mordomo de "Vestígios..."

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

O mordomo da moda, sabemos todos, chama-se Santiago, serviu por anos a fio na mansão Moreira Salles e virou objeto de um belo documentário de João Moreira Salles -em cartaz nos cinemas.
Me pergunto qual seria o mordomo de cinema preferido de Santiago. E não me espantaria se fosse o que vive Anthony Hopkins em "Vestígios do Dia" (AXN, 3h), outro mordomo aristocrata. Perdão: mais, bem mais, porque, já para começar, britânico.
O fato é que Santiago usou a forte identificação à aristocracia como forma de criar uma intensa vida pessoal, enquanto Hopkins, ou James Stevens, renuncia a qualquer traço de pessoalidade em nome da lealdade a seu senhor.
Isso vai se tornar um pouco mais complicado ao longo do filme, à medida que notamos seu amor enrustido por Emma Thompson. É a esse delicado processo que James Ivory dá forma neste filme.
E mais não se fale, para não estragar a insônia dos espectadores da madrugada.


Texto Anterior: Perfil: Versatilidade é marca de Julianne Moore
Próximo Texto: Resumo das novelas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.