São Paulo, quinta-feira, 03 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Reality de corrida ganha versão latino-americana

Discovery estreia temporada de "The Amazing Race" sem inovações no formato

Primeiro episódio passa pelas cataratas do Iguaçu e por Porto Alegre; produção não divulgou os outros nove países participantes

THIAGO STIVALETTI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Enquanto a Globo ressuscita o "No Limite", o canal Discovery retoma mais um clássico dos reality shows de aventura: "The Amazing Race", uma corrida maluca disputada por 11 duplas, que percorrem Estados e países atrás de um prêmio em dinheiro e que estreia no dia 20/9. Nos Estados Unidos, o programa é sucesso incontestável: criado em 2001, está indo para a 15ª temporada na emissora CBS, cada uma delas com 8 a 10 milhões de espectadores.
No Brasil, a versão americana é exibida no AXN desde 2002.
"Amazing" também já teve uma versão brasileira, produzida em 2007 pela Rede TV, batizada de "A Corrida Milionária", feita só com participantes brasileiros e rodada toda no país.
No Discovery, com produção da argentina RGB Entertainment, é a vez da versão latino-americana. A competição inclui um casal de São Paulo, dois amigos de Araraquara, um casal gay de Bogotá (Colômbia) e mais três participantes com 55 anos ou mais.
Ao longo de 13 episódios, os competidores percorrem 20 cidades em nove países durante 23 dias e disputam um prêmio de US$ 250 mil, contra US$ 1 milhão do programa americano -tudo já está gravado, mas o canal tenta manter em sigilo a dupla vencedora. No primeiro episódio, as 11 duplas começam em território brasileiro: fazem rapel e rafting nas cataratas do Iguaçu, pegam um avião para Porto Alegre e, de lá, correm de carro até Gramado.
Em sua mistura de reality show, corrida de aventuras e programa de turismo (desfilando locações do continente), o "Amazing" latino-americano emula com eficiência o original americano, sem trazer nenhuma novidade ao formato. Os cinquentões sofrem para acompanhar o ritmo, mas forma física não é tudo: os mais jovens e ansiosos correm tanto que não veem pelo caminho as caixas que contêm uma nova pista, ou empacam em uma simples prova "mental" de associação de figuras.
Como seus antecessores, o novo "Amazing Race" funciona muito bem para os que gostam dos realities "de adrenalina", mas não deve agradar aos que preferem a corrente "Big Brother". No meio de tanta correria, não dá para se aprofundar no perfil e na personalidade de cada participante e as interações ficam restritas às duplas (casais, amigos, mãe e filha, padrinho e afilhado). Com competidores vindos de sete países, fica a vontade de saber o que poderia acontecer se eles tivessem que interagir mais uns com os outros.


The Amazing Race

Quando : domingos, às 22h, a partir do dia 20/9
Onde: Discovery Channel
Classificação: não indicado para menores de 12 anos




Texto Anterior: Moacir dos Anjos quer Bienal política
Próximo Texto: Resumo das novelas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.